Escola utiliza filmes clássicos no aprendizado

Sessões com filmes clássicos ajuda alunos na associação com temas do vestibular e na formação de conceitos.

Um projeto de cinema, aplicado no Colégio Motiva em João Pessoa, tem tornado a rotina de aprendizagem em sala de aula mais prazerosa, oferecendo um espaço de formação diferenciada. O Cinemotiva tem despertado curiosidades e ampliado o conhecimento de mundo dos estudantes, através da exibição de filmes nacionais e internacionais, além de trabalhar assuntos ligados aos principais processos vestibulares.

Segundo a professora de literatura, Alessandra de Oliveira, responsável pelo projeto, a escola precisa se assumir como um espaço de referência na vida dos alunos. “É preciso que ela seja um lugar de acesso diferenciado, uma via. Os alunos esperam isso. O Cinemotiva é um dos projetos do Motiva que funcionam nesse sentido: oferecer ao aluno um espaço de formação diferenciada, com acessos diferenciados, a partir do cinema, que é uma linguagem do tempo dele”, afirmou. Entre os filme exibidos que serão exibidos estão " Jogo de Cena", "Labirinto do Fauno", "O Fantasma da Realidade" e "Um Corpo que Cai".

Para a aluna Clara Nóbrega (3ºA), o projeto amplia a capacidade de interpretação de diferentes tipos de linguagens. “Somos acostumados a assistir certos tipos de filme e lá a gente tem uma coisa diferente, que geralmente não se tem muito acesso. As discussões realizadas ao final de cada sessão ampliam a nossa capacidade de argumentação, interpretação, pois às vezes uma pessoa viu de um jeito, outra viu de outro jeito e quando as ideias são comparadas aumenta muito a nossa visão. Através do projeto, percebemos e aprendemos detalhes que não perceberíamos assistindo ao filme só”, refletiu.

As sessões de cinema do Cinemotiva são realizadas mensalmente, sempre as sextas-feiras, às 15h, no auditório da unidade Ambiental, com a presença dos alunos do Ensino Médio, a professora Alessandra de Oliveira e convidados, que geralmente são de áreas ligadas ao cinema. “Os meninos valorizam muito a presença de pessoas ligadas ao cinema ou às temáticas para o bate papo final. São jornalistas, críticos, professores, cineastas… que trazem uma bagagem muito boa de ensinamento para todos eles”, destacou.