Defesa Civil interdita barreira do Cabo Branco

Área interditada corresponde ao trecho entre a Ponta do Seixas e a Praça de Iemanjá; bloqueio é uma forma de prevenir deslizamentos.

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) e a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) interditam na manhã de hoje a barreira do Cabo Branco, entre a Ponta do Seixas e a Praça de Iemanjá. O local foi vistoriado ontem pelas equipes dos dois órgãos e o bloqueio acontece hoje de forma preventiva, para evitar deslizamentos.

Segundo a Comdec, o trecho ficará interditado até o início das obras de intervenção na barreira, que estão dentro do planejamento municipal, mas ainda não há data para serem executadas. O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, alertou que a população deve evitar trafegar no pé da barreira – sobretudo neste período chuvoso.

Além da barreira do Cabo Branco, as equipes do Comdec e da Seinfra visitaram ontem comunidades no bairro dos Novais, São José, Tito Silva (no Miramar), entre outras – a fim de verificar a situação dos moradores em meio às chuvas.

Noé afirmou, ainda, que as ações emergenciais já foram controladas. “Nas últimas visitas verificamos apenas alguns casos de rachaduras nas casas, mas não oferece risco para as pessoas”, explicou. Em caso de emergência, a população pode acionar gratuitamente a Defesa Civil, através do número 0800-285-9020, disponível 24 horas todos os dias da semana.

OBRAS DE CONTENÇÃO
No fim do mês de maio a Prefeitura de João Pessoa conseguiu a licença ambiental que permite a instalação do projeto de contenção da erosão na barreira do Cabo Branco. A autorização foi concedida durante reunião ordinária do Conselho de Proteção Ambiental (Copam), órgão vinculado ao Governo do Estado. Com a licença ambiental, o governo municipal poderá apresentar o projeto à Caixa Econômica Federal (CEF) e solicitar os recursos de R$ 6 milhões para dar início às obras. A previsão da Secretaria de Planejamento de João Pessoa é iniciar os trabalhos em 2013.