Mais paraibanos com próteses

Paraíba registra aumento na quantidade de Centros de Especialidades Odontológicas e de usuários que receberam prótese dentária.

A Paraíba está seguindo uma tendência nacional e aumentou, no ano passado, a quantidade de próteses dentárias distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2010, foram entregues à população 10.451 materiais desse tipo. Já no ano seguinte, esse número chegou a 22 mil. A variação foi de 110,51%. No Brasil, a ampliação chegou ao patamar de 85% em 2011, em comparação a 2010.

Na Paraíba, só nos primeiros cinco meses deste ano, 9.041 pessoas foram contempladas com próteses dentárias gratuitas.

O número representa 41,10% do total distribuído nos 12 meses do ano passado. Os trabalhos fazem parte do Programa Brasil Sorridente, mantido pelo governo federal, em parceria com secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Outro aumento registrado na Paraíba ocorreu na quantidade de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Segundo o Ministério da Saúde, em 2005, o Estado tinha apenas dez unidades desse tipo. Já em 2012, esse número subiu para 48, o que fez o Estado apresentar o melhor índice de CEO por habitante e ter a população coberta em quase 100% pelas equipes de saúde bucal.

João Pessoa é a cidade que concentra a maior quantidade de CEO. Das 48 unidades disponíveis no Estado, quatro estão na capital paraibana e são mantidas pela Prefeitura Municipal. Elas funcionam nos bairros do Cristo Redentor, Torre, Jaguaribe e Mangabeira.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Mirla Barbosa, os CEOs são preparados para atender casos de média complexidade. “São equipados para realizar cirurgias, exames e serviços de radiologia, além dos tratamentos convencionais”, detalha.

Nos CEOs, a população também recebe próteses dentárias gratuitas. “Fornecemos, em média, 200 próteses por mês. A quantidade é de acordo com o tamanho de nosso laboratório, que funciona no CEO de Jaguaribe e dispõe de quatro protéticos”, explica a coordenadora.