Grupo capacita moradores para construção

Em Pitimbu, empresa de cimento investe em responsabilidade social e oferece cursos técnicos para 900 moradores.

O Grupo Brennand Cimentos chega à Paraíba com iniciativa de responsabilidade social para capacitar 900 moradores de Pitimbu, no Litoral Sul paraibano. Com o Projeto Mãos Dadas com o Futuro, os alunos recebem aulas voltadas para construção civil e metal mecânico, como montador de andaimes, eletricista, instalador hidráulico, pedreiro, servente, entre outros. Além disso, turmas de armador e carpinteiro já estão em andamento.

Paralelo ao curso, os participantes complementam a formação com aulas de reforço escolar e cidadania ministradas pela Mais Consultoria. “O projeto não visa apenas à formação técnica dos participantes, mas sim, despertar neles noções sobre o mercado de trabalho e seus direitos e deveres enquanto cidadãos”, explica a assistente social e diretora da Mais Consultoria, Erika Correia.

Como forma de incentivo aos estudos, os participantes dos cursos também ganham uma cesta básica por mês e, ao final do cumprimento da carga horária, os alunos também vão receber certificado chancelado pelo Senai e, após seletiva, serão absorvidos para atuarem na construção da fábrica.

“Conhecemos o perfil, o potencial do município e, por isso, queremos que os moradores de Pitimbu acompanhem o desenvolvimento local. Assim, disponibilizamos infraestrutura, material didático e logística para que eles participem e se dediquem às capacitações”, explica o coordenador do projeto, Francisco Carlos da Silveira.

De acordo com Erika Correia, o envolvimento dos alunos com o curso tem sido muito grande. “Eles apresentam ótima frequência e interesse nas aulas”, avalia a assistente social. A iniciativa faz parte da preocupação do Grupo em investir em ações sociais e incentivar famílias e jovens a terem acesso a uma profissão.

Já atuante no Brasil, o Cimento Nacional opera hoje com unidade localizada em Sete Lagoas, Minas Gerais. A instalação da nova fábrica em 2014, desta vez no Nordeste, faz parte do plano de expansão da empresa. “Com ela, vamos atender à demanda dos nove estados da região, iniciando participação neste mercado”, analisa o consultor de Planejamento Estratégico da Brennand Cimentos, Francisco Carlos da Silveira.

Para a construção da fábrica, serão contratados 900 colaboradores. Para a operação, serão aproximadamente 200 empregos diretos e 680 indiretos.