Começa montagem de parques

Para instalar os equipamentos, os donos dos parques precisaram comprovar bom estado de manutenção e segurança dos brinquedos.

Parte dos 18 parques de diversões que estão sendo montados para a tradicional Festa das Neves, em João Pessoa, deve começar a funcionar neste fim de semana. A informação é do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da capital (Sedurb), Américo Cabral. Segundo ele, a estrutura dos brinquedos começou a ser montada desde a última quarta.

“Todos os donos dos parques da festa apresentaram a documentação pertinente para o funcionamento seguro dos brinquedos”, comentou Américo, ao referir-se ao certificado do Corpo de Bombeiros e à Autorização de Responsabilidade Técnica que atestam que os equipamentos disponibilizados encontram-se em bom estado de manutenção e segurança.

De acordo com o presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra), Francisco Donatiello Neto, todos os parques são obrigados a cumprir normas técnicas para operar. Há quatro anos, a Adibra e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançaram um documento de valor oficial, com 300 páginas, que discorrem sobre essas regras.

“Na entrada de cada atração, por exemplo, é necessário haver a informação de peso e altura mínimos e máximos para se utilizar o equipamento, além das restrições fóbicas e patológicas. Todos os equipamentos devem também estar aterrados para evitar choques elétricos e não podem apresentar oxidação”, elencou Francisco, ao acrescentar que as Normas Brasileiras para Parques de Diversões foram promulgadas em 22 de março de 2011 e estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (abnt.org.br).

Ainda conforme Francisco, apesar de as normas não terem efeito de lei, devem ser cumpridas.

“Estamos trabalhando para o poder público regulamentá-las como lei”, enfatizou. Na capital paraibana, os brinquedos dos parques para a Festa das Neves estão sendo montados nas ruas Joaquim Nabuco, Deputado Odon Bezerra, Acadêmico Aloísio Alberto Sobreira e avenida Pedro I.