Jampa Digital implanta pontos de internet gratuita na capital

Prefeitura divulga implantação de mais 20 pontos de internet sem fio em João Pessoa e 260 pontos de conexão em prédios públicos da capital.

O programa de internet pública e gratuita (Jampa Digital) implantará 20 pontos de internet sem fio e 260 pontos de conexão em prédios públicos em João Pessoa, que estarão em funcionamento até o mês de outubro. De acordo com o coordenador da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Adrivagner Dantas, os serviços de internet sem fio já estão disponíveis à população em praças, no terraço panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e no trecho da orla que vai do Hotel Tambaú ao Busto de Tamandaré.

Segundo Adrivagner Dantas, a capacidade de conexão, através do Jampa Digital, é de 300kbps por usuário, o que corresponde a uma conexão 3G convencional e o acesso é feito da mesma forma que as demais redes sem fio, bastando estar apenas próximo de um dos pontos de internet pública.

Em relação à segurança da conexão, ele garante que os riscos são os mesmos de qualquer outra rede sem fio pública, assim como os cuidados tomados devem ser os mesmos. “Os usuários devem evitar, por exemplo, acessar seus sistemas de internet banking. Eles devem agir da mesma forma quando estiverem em uma lan house ou em outro ponto de acesso público”, pontuou.

De acordo com os dados da UMTI, o Projeto Jampa Digital está orçado em seis milhões e 256 mil reais, sendo que R$ 4,756 milhões foram repassados pelo governo federal e a contrapartida da Prefeitura de João Pessoa foi de um milhão e meio.

O coordenador da UMTI disse que até agora já foram gastos mais de cinco milhões de reais com a aquisição de equipamentos, o que corresponde a 84,40% do valor total e que o restante, destinado à prestação de serviços, só serão pagos no final da implantação do projeto.

Ele disse ainda que, nos últimos três meses, foram corrigidas algumas falhas nos pontos de internet pública que já haviam sido instalados, a exemplo da orla de Tambaú, e a implantação de nove pontos novos. “Houve também a ativação da estação rádio base do bairro Alto do Mateus, que auxilia no funcionamento da rede”, explicou.

Adrivagner Dantas lembrou que os 260 prédios públicos, como escolas, postos de saúde, estações digitais e centros de cidadania, entre outros órgãos da PMJP, estão tendo o restabelecimento do acesso à internet, através do Jampa Digital.

“Os pontos já tinham conexão com a internet, mas por apresentarem falhas, estão passando por uma revisão total”, disse.

Para ele, o trabalho está dentro das metas estipuladas, mas que reações climáticas têm atrapalhado a execução dos trabalhos. “As chuvas têm atrapalhado as atividades de campo”, disse.