Looks monocromáticos

Modelos são ideais para serem usados em ocasiões formais e até mesmo no trabalho.

Outra aposta dos fashionistas foi levar para as passarelas os looks monocromáticos, principalmente nas variações de nude, perolado e off white. Esse modelos são composições ideais para serem usados em situações formais, até mesmo no trabalho.

Para quem curte esse estilo, nada melhor do que um conjuntinho com saia lápis associada a um terninho ou uma blusa, no formato ‘camisão’, com uma calça flare.

No caso dos conjuntos com blazers ou tailleurs, a blusa pode ser uma cor em tonalidade mais forte ou até mesmo estampada para contrastar com o look mais clarinho. Segundo Gabriela Maroja, “usando cores suaves pode-se apostar em acessórios contrastantes, por exemplo. Pode-se usar também uma blusinha em cores mais fortes para não carregar tanto, mas vai do gosto, do corpo e da composição”.

Os conjuntos em tecidos sem estampas agradam aos que curtem um estilo mais clássico e podem ser usados em festas e ambientes que pedem um visual mais sofisticado. Para não fazer feio, escolha as peças em tecidos mais estruturados, como o linho, seda, tafetá. “Podem ser usados, em situações como coquetéis, recepções menos formais, casamentos (antes das 20h) e até algumas festas de 15 anos. Além de cerimônias como aniversários e posses”, sugere Gabriela.

Acessórios
Além de agradar a muitos biotipos, os conjuntos também são versáteis quanto à combinação com acessórios, principalmente as bijouterias. A escolha dos acessórios pode deixar o look mais moderno ou ainda mais retrô, conforme o estilo de quem usa. De acordo com Gabriela Maroja, os maxicolares e lenços são as peças mais indicadas para valorizar os looks com conjuntos.

Ainda de acordo com a especialista, os maxicolares e sapatos com salto deixam os conjuntos mais modernos. Porém, se você quiser montar um visual que resgate o passado, as sapatilhas e acessórios coloridos e com estampas fazem a diferença. “Se desejar compor um look mais vovó, como a Prada, marc Jacobs e outras marcas tem apresentado, acessórios de época, sapatilhas, lenços na cabeça ou no pescoço dão um ar mais retrô. Mais uma vez o que vale é o bom senso. Mas é fato que com o maximalismo em alta a mistura de estampas, cores e formas nos remete muito aos ‘loucos’ anos de 1960, época de grande revolução na moda”, reforça. (Especial para o JP)