Multivacinação começa sábado

Lançada nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde, campanha de multivacinação começa a partir do próximo sábado (18).

A Campanha de Multivacinação foi lançada ontem pelo Ministério da Saúde e as doses começam a ser aplicadas a partir do próximo sábado. Além de atualizar a caderneta de vacinação, as vacinas Pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) passam a fazer parte do calendário básico. Na Paraíba, o ‘Dia D’ acontecerá na cidade do Conde, Litoral Sul do Estado, e segue até o dia 24 deste mês em todos os municípios paraibanos. A meta é imunizar 295.190 crianças menores de cinco anos.

As doses com as vacinas de Poliomielite, BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche) serão distribuídas aos municípios, através das 14 Gerências Regionais de Saúde, conforme informações do Núcleo de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Das novas vacinas inseridas no calendário, serão distribuídas 95 mil dosagens, sendo 65 mil da VIP e 30 mil da Pentavalente.

Assim como as crianças da região Norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, a Paraíba e os demais estados do Nordeste receberão a oferta de suplemento de vitamina A às crianças menores de cinco anos. Para vacinar as crianças, os responsáveis devem procurar os postos de vacinação públicos mais próximos e apresentar a caderneta de vacinação, para que seja avaliada e o esquema vacinal atualizado.

A chefe do Núcleo de Imunização da SES, Missânia Moreira, lembra que a criança menor de 5 anos que não tiver a caderneta de vacinação terá que iniciar todo esquema vacinal. “No caso de ter perdido ou de alguma forma não poder comprovar que as vacinas foram aplicadas na criança, esta terá que passar por todo esquema vacinal novamente. Só assim poderemos garantir a imunização”, explicou.

Além disso, a campanha é importante para medir o grau de imunização nos municípios. “Na medida em que as mães procurarem o serviço, apresentando as cadernetas das crianças, teremos condições de produzir estatísticas e confirmar a eficiência das campanhas de vacinação anteriores, garantindo também a homogeneidade da imunização nas cidades paraibanas”, afirmou Missânia.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, a SES realizará anualmente apenas uma campanha de multivacinação, que acontecerá sempre no mês de junho. Em agosto, será realizada campanha apenas para atualização do cartão de vacina.