Semob fiscaliza mais o Centro

Com quantidade reduzida de agentes, Semob adota áreas prioritárias onde a fiscalização é intensificada; o centro da capital é uma delas.

Para monitorar o trânsito dos 67 bairros de João Pessoa, a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) dispõe de apenas 35 agentes nas ruas. A quantidade ainda é reduzida no período noturno, segundo informações da Diretoria de Operações do órgão. Por conta disso, as equipes precisam priorizar áreas e intensificam a fiscalização no Centro da cidade.

O problema é que as localidades consideradas mais nobres, como a orla, sofrem com a escassez desses serviços. Em Tambaú, por exemplo, é possível encontrar flagrantes de condutores que desrespeitam as leis de trânsito e estacionam os veículos em áreas proibidas, colocando em risco a segurança de pedestres, que ficam obrigados a caminhar nas ruas, em meio aos carros.

Na rua Carlos Alvarenga, a maioria das calçadas é ocupada indevidamente por veículos. Por ser próxima a comércios e a prédios residenciais, a via é usada para o estacionamento de carros, que são deixados pelos donos nos dois lados da rua.

Sem encontrar vagas, alguns decidem subir em cima das calçadas, apesar da conduta ser proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Perto dali, outros flagrantes de desrespeito. Na avenida Olinda, que dá acesso ao Hotel Tambaú, condutores deixam os carros ao lado de placas que proíbem o estacionamento. O taxista Rinaldo Costa trabalha todos os dias na orla de João Pessoa.

Ele explica que os agentes da Semob costumam fiscalizar a área, mas o trabalho deles não é suficiente para evitar as infrações de trânsito. “Aqui, é preciso ter mais fiscalização, porque são muitos os motoristas que não respeitam nada.

Estacionam em todo canto, mesmo sendo proibido. Isso é resultado da fiscalização deficiente”, opina.

O diretor de Operações da Semob, Cristiano Queiroga, admite que a quantidade de agentes nas ruas é insuficiente para fiscalizar plenamente todas as áreas de João Pessoa. “A Semob já pretende realizar um concurso público para aumentar o número de agentes, porque o nosso contingente é pequeno. A situação ainda fica pior quando ocorrem acidentes, falta de energia elétrica (que causa apagão nos semáforos) e operações de manutenção nas ruas, porque precisamos deslocar equipes para essas áreas a fim de ordenar o trânsito”, explica.

Por conta do efetivo reduzido, além do Centro, os agentes se concentram nos bairros onde existe maior fluxo de tráfego, como Mangabeira e Cruz das Armas. Para isso, são usados motocicletas e viaturas. Na orla, os trabalhos são feitos por agentes a bordo de bicicletas. “Os agentes ficam circulando, principalmente, na avenida Flávio Ribeiro Coutinho, mas infelizmente, há condutores que não se conscientizam e praticam infrações, por mais que a fiscalização seja presente”, observou.

Multas aumentam
Segundo o diretor da Semob, é a falta de conscientização de motoristas que está elevando o número de multas em João Pessoa. De janeiro a março deste ano, o órgão registrou aumento de 12,81% no número de penalidades aplicadas a condutores, em relação ao mesmo período de 2011. O número de pessoas punidas saltou de 17.435 para 20.082.

No ranking das infrações cometidas, o excesso de velocidade aparece em primeiro lugar, com 4.878 registros em 2011 e outros 5.549, em 2012.

Estacionamento em área proibida apareceu em segundo lugar, no ano passado, com 2.201 casos. Já em 2012, a Semob multou 2.129 condutores por causa dessa infração e outros 1.376 porque deixaram o carro em cima de calçadas.