Projeto incentiva leitura na cidade de Guarabira

Com o tema ‘A valorização da Leitura’, projeto Amigos da Escola levou tendas de leitura e atividades culturais, para alunos da rede pública de ensino de Guarabira.

O terceiro dia temático do Projeto Amigos da Escola, desenvolvido pela Rede Globo de Televisão, foi realizado durante a manhã de ontem, na cidade Guarabira, região do Agreste paraibano. Com o tema ‘A valorização da Leitura’, o projeto levou tendas de leitura e atividades culturais para os alunos da rede pública da cidade.

O evento aconteceu na Escola Estadual José Soares de Carvalho, onde os alunos de outras escolas públicas e moradores da cidade visitaram tendas com materiais e projetos ligados à leitura, como literatura de Cordel, infantil, festas juninas, fábulas e outros projetos em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.

Os alunos da escola que acolheu o projeto e outros estudantes também apresentaram atividades do Programa Mais Educação, como lutas de Taekwondo, banda de fanfarras, dança e contação de histórias.

O gestor estadual do Projeto, Paulo Pena, destacou que o tema é importante para despertar os estudantes e a comunidade para a leitura. “O projeto incentiva a leitura e é de suma importância que a gente mantenha isso vivo porque traz o aluno para a escola com o olhar voltado para a leitura, que é onde tudo começa”, completa.

Para o professor Raimundo Macêdo, a leitura é importante para a formação dos alunos enquanto cidadãos. Ele elogiou a iniciativa.

“Acredito que só vamos conseguir formar cidadãos preocupados com a sociedade e a realidade regional se despertarmos no aluno o gosto pela leitura. Só dessa forma formaremos cidadãos comprometidos com as grandes causas da sociedade”, disse.

O Amigos da Escola é um projeto da Rede Globo em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). (Com informações de Jota Alves)