Adolescentes dominam tráfico de drogas em JP

Atuação de menores foi identificada pela Polícia Militar em comunidades de cinco bairros

Na letra improvisada do funk com apologia ao crime, difundida entre moradores de comunidades carentes de João Pessoa, ‘puxar o bonde’ representa respeito e significa a pessoa que coordena todo o tráfico de drogas e pratica crimes. Cada vez mais os adolescentes, conhecidos por apelidos, estão sendo incumbidos desta tarefa em João Pessoa e com isso amedrontam a população e se tornam uma preocupação a mais para a polícia, enquanto os verdadeiros ‘chefes’ encontram-se reclusos em unidades penais do Estado.

Eles acumulam apreensões e muitas vezes as utilizam como troféu para implantar o medo em seus rivais e em quem ouse não agir conforme suas determinações. Na zona sul da capital, o suposto poderio dos adolescentes é expresso através de tiroteios, provocados constantemente na disputa por pontos para comercialização de drogas.

Segundo o tenente-coronel Lívio Sérgio Delgado, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM), em várias comunidades os adolescentes já foram identificados como sendo os responsáveis por coordenar o tráfico e praticar homicídios. No mapeamento realizado pela Polícia Militar (PM), o problema foi encontrado nas comunidades Nova República e Citex, no bairro do Geisel, Iraque e Balcão, no bairro de Mangabeira, Carandiru, no bairro do Valentina, e conjunto Gervásio Maia.

A aparência ainda de menino faz, por vezes, a polícia confundir o adolescente conhecido por ‘Menininho’ (nome fictício) com uma criança. O garoto é o principal suspeito de liderar um grupo criminoso que possui atuação na comunidade Iraque, em Mangabeira. O menino seria o responsável por praticar homicídios, traficar drogas e portando armas de fogo impor terror na população.

“Ele é o verdadeiro terror do Cidade Verde. É de um grupo criminoso que atua naquela região e vive guerreando com um outro grupo da comunidade do Balcão, na Feirinha de Mangabeira. Seria ‘Iraque’ contra o ‘Balcão’, que é a comunidade da feirinha. Eles vivem basicamente em guerra, é o grande problema identificado em Mangabeira. A maioria desse pessoal é adolescente”, exemplificou Lívio Sérgio.

Nas comunidades Nova República e Citex, no bairro do Geisel, o domínio era exercido pelo adolescente conhecido por ‘Pica-pau’ (nome fictício), apreendido mês passado após supostamente praticar uma tentativa de homicídio em que uma bala perdida atingiu um menino de 10 anos.

“Ele comanda os crimes na comunidade Nova República, foi apreendido por seis vezes,em todas as vezes foi solto, mas em virtude dessa tentativa de homicídio encontra-se apreendido. A PM por vezes tem identificado e apreendido essas lideranças mas, infelizmente, a lei permite que eles sejam liberados quase que em seguida”, destacou o tenente-coronel Lívio.

Ainda no bairro do Geisel, o tenente-coronel Lívio Sérgio indicou o adolescente conhecido por ‘Lombinho’ (nome fictício), como sendo uma das lideranças do crime na comunidade Citex. O garoto teria assumido uma tentativa de homicídio supostamente praticada por um menino de apenas 13 anos.

No bairro do Valentina, os adolescentes foram apontados como sendo os principais responsáveis por praticar grande parte das execuções. “Todas as ações criminosas que foram praticadas na comunidade Carandiru, as acusações recaíram em menores de idade”, revelou o tenente-coronel Lívio Sérgio. O comandante ainda detalhou que na maioria dos crimes o adolescente, que chamaremos de João Paulo, estava envolvido.

O garoto encontra-se cumprindo medida socioeducativa após ter sido flagrado portando drogas e uma arma de fogo. Na lista das comunidades dominadas por adolescentes suspeitos de praticar atos infracionais está ainda a Timbó, no bairro dos Bancários.