Número de veículos apreendidos aumenta

Irresponsabilidade dos condutores continua sendo o principal motivo de apreensões de veículos no Estado, diz BPTRan.

O número de veículos apreendidos no primeiro semestre de 2012 foi 115,3% maior que a quantidade de apreensões no mesmo período do ano passado. Segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), nos primeiros seis meses deste ano, já foram apreendidos 13.879 veículos na Paraíba, enquanto no ano anterior esse número era de 6.444.

As motocicletas são os veículos que mais registraram aumento de apreensões, quando saltaram de 5.509, no primeiro semestre de 2011, para 12.258 este ano. Um aumento de 122,5%. Houve crescimento também no número de carros confiscados: em 2011 foram 935, enquanto este ano as apreensões subiram para 1.621, subida de 73,3%.

De acordo com o tenente Félix, coordenador de Policiamento do BPTran, a irresponsabilidade dos condutores continua sendo o principal motivo de apreensões de veículos no Estado. “Cerca de 70% dos veículos apreendidos são aqueles que não possuem licenciamento, condutores que não têm carteira de habilitação para dirigir”, explicou.

O coordenador de Policiamento do BPTran revelou ainda, que o aumento das apreensões é resultado da crescente fiscalização, gerada pela parceria do órgão com o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). “Antes não tínhamos condições de fazer muitas apreensões, pois o pátio da BPTran estava superlotado. Agora estamos encaminhando os veículos apreendidos para o pátio do Detran. As fiscalizações foram intensificadas, porque agora temos condições de fazer o trabalho completo, desde a fiscalização até apreensão”, contou.

Após apreensão, o veículo fica no pátio do Detran, localizado no bairro de Mangabeira VII, aguardando o proprietário regularizar a situação para pegá-lo de volta. No prazo máximo de 90 dias, caso não haja regularização, os carros e motos detidos entram em processo de hasta pública, medida judicial que dá ao Estado o direito de apropriar-se de determinado veículo e vendê-lo em leilão.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, explicou a importância que tem a parceria entre os órgãos de trânsito do Estado. “A parceria intensifica as fiscalizações. Desde 2011 estamos trabalhando junto com o BPTran, para melhorar o serviço. Cedemos 20 motocicletas ao órgão, 15 computadores e 5 carros reboque que são usados em João Pessoa, Campina e Patos”, comentou. (Especial para o JP)