Doenças ligadas ao trabalho

Os longos anos de trabalho, principalmente em posições desconfortáveis pode trazer danos à coluna, alerta especialista.

Os longos anos de trabalho, principalmente em posições desconfortáveis, como acontece com as lavadeiras, podem trazer graves prejuízos à saúde físicas destas mulheres. Segundo o fisioterapeuta Jefferson Alencar, a postura incorreta das lavadeiras pode trazer danos à coluna. Ele explicou que estes desvios podem ocasionar dores localizadas ou extensas e até doenças crônicas, como a hérnia de disco ou o bico de papagaio.

“Esses desvios podem ser exemplificados como escoliose, hiperlordose lombar, entre outros desvios e as dores que surgem estão intimamente ligadas a isso, o que pode ocasionar também grandes desconfortos. As doenças na coluna podem surgir ao longo dos anos, por isso é importante prevenir e encontrar soluções mais confortáveis para trabalhar”, disse. Ele explicou que as doenças crônicas mais conhecidas e consequência de uma postura inadequada são a hérnia de disco, mais comum na região da coluna lombar, o bico de papagaio e espondiloartrose discal.

“Esses problemas também podem prejudicar todo o resto do corpo principalmente os braços e pernas”, informou. Esse foi o caso de Maria das Graças, que depois de 30 anos lavando roupas adquiriu uma bursite em um dos braços. O fisioterapeuta explicou que a bursite é uma inflamação que pode provocar dores fortes nas articulações e que frequentemente aparece por causa de movimentos ou lesões repetitivas, no caso específico, da frequente lavagem de roupas.