Alimentos ajudam a emagrecer

No café da manhã, almoço, lanche ou jantar, os sacietógenos podem ser inseridos em qualquer refeição, desde que seu consumo seja equilibrado.

Você sabia que é possível emagrecer comendo? Muita gente desconhece, mas alguns alimentos podem ser grandes aliados na busca da perda de peso. São os chamados sacietógenos, comidas que dão saciedade, pois são ricas em fibras solúveis que se dissolvem na água. Exemplos desses são as bananas e abacates, dupla com muitas calorias, mas que, segundo especialistas, podem ser excelentes em uma dieta emagrecedora.

No café da manhã, almoço, lanche ou jantar, os sacietógenos podem ser inseridos em qualquer refeição, desde que seu consumo seja equilibrado. A nutricionista clínica Amália Costa explicou como agem esses alimentos. “Os alimentos chamados sacietógenos são aqueles cuja digestão é mais difícil, permanecendo assim por mais tempo no organismo. A consequência disso é a redução da sensação de fome. Essa sensação de plenitude se deve às fibras, que também são responsáveis pelo funcionamento intestinal”, explicou.

De acordo com a especialista, esse alimentos são variados e podem ser facilmente encontrados em supermercados e padarias. “Os principais alimentos sacietógenos são pães integrais, cereais integrais, arroz integral, feijão, granola, aveia, maçã e abacate. As fibras, em contato com a água, formam um composto de maior volume no estômago, produzindo a sensação de plenitude por um maior período”.

A recepcionista de hotel Jéssica Maria Muniz contou que a princípio não acreditava nesse tipo de dieta, mas o resultado foi surpreendente. “Comecei mudando o pão e o arroz comum pelos integrais. No lanche da tarde deixei de comer biscoitos e passei a comer barras de cereais ou biscoito integral. Com o tempo fui percebendo que passava as tardes com menos fome.

Só aí me dei conta que a sensação de satisfação estava vindo dos novos alimentos. Consegui perder seis quilos”, contou.

A prática de exercício físico é condicionante para a perda de peso. O que poucos sabem é que alguns alimentos podem ter a mesma função dos exercícios físicos: de fazer o metabolismo trabalhar mais e eliminar gorduras, como se, apenas escolhendo a comida certa, fizéssemos o organismo malhar.

A nutricionista explicou como é a ação desse tipo de alimento.

“Diferente dos sacietógenos, os alimentos termogênicos requerem uma quantidade adicional de energia para serem digeridos, levando a um maior gasto calórico e, consequentemente, redução da gordura corpórea, ou seja, perca de peso”, disse