Lojas de Campina Grande vão estender funcionamento

Lojas em Campina Grande estenderão seus horários nesta quarta-feira (10) para atender os clientes, antes do feriadão.

O feriadão do aniversário de Campina Grande (amanhã) e da padroeira do Brasil se aproxima e, com ele, o Dia das Crianças, que acontece na próxima sexta-feira. Para atender os consumidores que acabam deixando as compras para a última hora, as lojas do Centro da cidade poderão estender seus horários hoje, mas, segundo o Sindicato dos Comerciários, de acordo com a legislação, esta extensão não poderá ultrapassar duas horas. O horário de funcionamento do comércio é das 8h às 18h.

Segundo José Coelho, presidente do sindicato, os empresários poderão estender os horários, desde que também paguem as horas extras aos seus funcionários. “Tradicionalmente o comércio de Campina fecha nos feriados e é possível que fique aberto até mais tarde hoje para atender sua clientela. De acordo com a legislação, os empresários também podem determinar a abertura nos feriados, mas devem cumprir os direitos trabalhistas”, contou.

Além de um acréscimo financeiro, através de um abono que varia entre R$ 23,00 e R$ 28,00, os comerciários também têm direito a uma folga, até 21 dias depois do feriado trabalhado. Os patrões também devem solicitar o serviço 48 horas antes do dia que será trabalhado. Já nos feriados, órgãos públicos do Estado e Município deverão ficar fechados, funcionando apenas os serviços essenciais, como segurança e saúde.

No comércio, estabelecimentos como hipermercados e farmácias deverão ficar abertos. No Shopping Boulevard, lojas de departamento como a Riachuello, Americanas e Mariza, funcionarão das 11h às 21h amanhã, feriado municipal (aniversário de Campina Grande) e na próxima sexta-feira, feriado nacional (Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil). Nestes dias também funcionarão a praça de alimentação e o Game Station, entre 11h e 22h. O cinema permanecerá em funcionamento no horário normal.

De acordo com a administração do Shopping Luiza Motta, o local ficará fechado amanhã e sexta-feira, voltando ao funcionamento normal no sábado. As universidades Estadual da Paraíba (UEPB) e Federal de Campina Grande (UFCG), além das escolas, também não funcionarão nos próximos dois dias. (Isabela Alencar)