Município faz ações

Entre as ações desenvolvidas para combater a fome e a desnutrição infantil estão os cursos profissionalizantes.

Além das políticas federais, a população de João Pessoa também é contemplada com os programas mantidos pelo governo municipal. De acordo com a diretora de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Rodrigues de Melo, entre as ações desenvolvidas para combater a fome e a desnutrição infantil estão os cursos profissionalizantes. “Os inscritos no Bolsa Família são matriculados em cursos que têm duração de 180 a 360 horas.

Após o estudo, a pessoa é encaminhada paro o Sine (Sistema Nacional de Empregos) e recebe ajuda para ser inserida no mercado de trabalho”, afirma.

Os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) também ajudam no combate à desnutrição. Atualmente existem oito unidades desse tipo na cidade e a previsão é que outras três sejam inauguradas até o final deste ano. “Os Creas são a porta de entrada da assistência social nos bairros onde estão localizados. Possuem psicólogos, assistentes sociais, que encaminham para os serviços de saúde as pessoas que forem encontradas em situação de desnutrição”, destaca.

Outra ação que combate a fome é o programa de Cozinhas Comunitárias, que estão instaladas em cinco pontos diferentes da capital. Segundo Aparecida, esses serviços fornecem até 250 refeições gratuitamente a moradores de comunidades carentes de João Pessoa.