Doenças respiratórias

Atividades realizadas por estudantes de Fisioterapia da UEPB chama a atenção para a prevenção das chamadas ‘patologias sazonais’.

Quase um mês após a chegada da primavera, as doenças respiratórias se agravam, principalmente as chamadas patologias típicas desta época do ano como asma, rinite, bronquite e conjuntivite alérgica. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campina Grande, 30% dos aproximadamente 8,8 mil atendimentos clínicos realizados este mês estão relacionados com problemas respiratórios.

Segundo o diretor da UPA, o médico Breno Gracioso, nessa época seca aumenta a permanência em ambientes exteriores e a prática de atividades ao ar livre, ocasionando a incidência de alergia e asma. Já nos períodos de chuva, informou Breno, os casos com viroses são os mais comuns. Ele afirmou que a maioria dos pacientes com problemas respiratórios são crianças (geralmente por viroses) e idosos (geralmente por asma).

Para ajudar na prevenção, os professores e estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveram ontem uma atividade com o tema “prevenção das doenças respiratórias”, voltada para pacientes e acompanhantes da clínica escola do curso. Segundo a professora Renata Cavalcanti, a ação teve o objetivo também de incentivar a prática de atividade física e manter uma alimentação saudável.

As atividades que começaram ontem fazem parte das comemorações ao Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro) e prosseguem até amanhã. Ao longo da semana, haverá palestras na instituição e apresentação de projetos de extensão na Praça da Bandeira pela manhã e à tarde, nesta quinta-feira. “Vamos divulgar nossos projetos que estão sendo desenvolvidos juntos com os alunos na clínica escola, que atende diariamente uma média de 150 pessoas”, informou a professora.

A dona de casa Maria José Dutra, 70 anos, participou do evento ontem como acompanhante da irmã que recebe atendimento na clínica escola de Fisioterapia e ficou satisfeita com as informações sobre prevenção das doenças respiratórias. (Especial para o JP)