Eleição foi tranquila nas penitenciárias da capital

Urnas instaladas nas penitenciárias funcionaram no horário previsto pelo TRE-PB; detentos votaram quase todos pela manhã.

A exemplo do 1º turno, a nova fase das eleições que definiram o novo prefeito de João Pessoa transcorreu normalmente nas duas unidades penais do Estado credenciadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a participar do processo eleitoral: a Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega (Róger) e a Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão.

As duas urnas instaladas nas penitenciárias funcionaram no horário previsto pelo TRE-PB, das 8h às 17h, mas os 90 detentos aptos a votar nas duas unidades (65 na feminina e 25 no Róger) votaram quase todos no período da manhã, ficando as urnas à espera dos eleitores, que receberam alvará de soltura da justiça.

Segundo Josenildo Porto, diretor da Penitenciária Flósculo da Nóbrega, dos 24 detentos que votaram no Róger no 1º turno (um deles se recusou a votar e manteve a decisão no 2º turno), quatro receberam o alvará nas últimas três semanas. Outros 20 eleitores em liberdade eram aguardados na seção, que dividiu sua rotina de votação de acordo com os horários dos banhos de sol de cada detento.

Davi Luís de Oliveira, hoje pedreiro, está há 2 anos fora das grades, mas continua a comparecer na penitenciária para votar.

"Eu continuo a votar porque para mim não é um dever, mas um direito que me assiste", ressalta Oliveira, que era detento da Flósculo da Nóbrega em 2008, quando o TRE lançou o projeto de alistamento eleitoral entre os detentos. "Fui um dos primeiros a votar. Achei importante na época".

Na Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão também havia a expectativa de que as detentas que tinham recebido alvará da justiça visitassem a seção para realizar o seu voto. Segundo Cíntia Almeida, diretora da Penitenciária Feminina, 23 detentas se enquadravam nesta situação. "As demais estão recolhidas e já votaram, tendo tudo transcorrido normalmente, igual ao 1º turno", relatou a diretora.

Os presos provisórios das duas unidades penais tiveram sua documentação solicitada no mês de julho, quando receberam seus títulos de eleitor dos juízes das zonas eleitorais em que cada presídio está situado. Os dias de visita, para evitar qualquer transtorno na votação, foram antecipados para o sábado.

ATENÇÃO REDOBRADA
Por recomendação do coronel Washington França, secretário de Estado da Administração Penitenciária, a atenção foi redobrada no plantão de ontem. Todos os agentes penitenciários que estavam de folga ficaram de sobreaviso para se juntar ao efetivo normal do domingo.

"Assim como no 1º turno, nós garantimos o direito ao voto para aqueles que estavam aptos. A parceria com o Tribunal Regional Eleitoral foi de extrema importância para que pudéssemos realizar o processo", declarou França, que afirmou ser de interesse da Secretaria da Administração Penitenciária e do TRE ampliar a votação no próximo pleito. "A meta é que a votação também ocorra nas unidades penais de Campina Grande", concluiu.