Aluno de CG ganha prêmio internacional

Doutorando em computação da UFCG recebeu dois prêmios da Conferência Norte Americana Splash, que aconteceu no Arizona.

Aos 27 anos, o estudante do curso de doutorado em Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Gustavo Soares entrou no grupo seleto de pesquisadores de todo o mundo, no fim do mês passado, ao receber dois prêmios da Conferência Norte Americana Splash.

Especialista na área de linguagens de programação, o jovem recebeu os prêmios ACM SIGPLAN John Vlissides como melhor aluno de doutorado e por ter desenvolvido a melhor pesquisa na área. A competição realizada no Arizona, nos Estados Unidos, contou com participantes americanos, latinos e europeus.

Desenvolvendo a pesquisa “Teste Comportamental Automatizado de Motores de Refatoração”, que propõe uma busca automatizada para encontrar erros em ferramentas utilizadas por softwares instalados em computadores, o estudante explicou que inicialmente teve seu trabalho avaliado por uma banca especializada, e que foi para a segunda fase junto com mais nove candidatos para a apresentação oral. Após sua explanação, o pesquisador teve a confirmação que era o grande vencedor da Conferência em 2012.

“Eu fui preparado, mas o nível é muito alto. Há estudantes do mundo inteiro, pesquisadores das melhores universidades da Europa e dos Estados Unidos, por isso a minha surpresa. Esse é um projeto que estamos em desenvolvimento há mais de um ano, mas são prêmios como esse que nos dão força para continuar”, disse o estudante que recebeu um prêmio de U$ 2 mil e troféu pelo primeiro título, e U$ 500 e medalha pelo segundo.

Como forma de outra premiação, Gustavo acabou sendo convidado para passar três meses estudando na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sob orientação de professores que também desenvolvem pesquisas como a que o jovem vem fazendo em Campina Grande. “Estou indo em dezembro passar três meses lá ”, confirmou o pesquisador que em 2010 recebeu o prêmio de melhor dissertação da América Latina quando começou a desenvolver o sistema premiado.