Vegetarianos devem ficar de olho na D12

Exames complementares devem ser feitos com regularidade, para garantir que não haja nenhum tipo de carência nutricional.

Além das questões pessoais e éticas que envolvem as mudanças nos hábitos alimentares, o vegetarianismo proporciona melhoras na saúde e na disposição de quem resolve abolir a carne da dieta.

Em apenas três anos sem comer nenhum tipo de carne, Giselle Ponciano já enumera diversos benefícios trazidos pelos novos hábitos alimentares. “A minha pele está melhor, eu faço acompanhamento mensal, meus exames estão cada vez melhores, minhas taxas reduziram todas. Durante o período menstrual, eu sentia dores muito fortes e tomava medicamentos para amenizar o desconforto, mas hoje eu não preciso mais”.

Além de sentir um aumento na disposição física, Marinalva Telles disse que, atualmente, adoece muito menos depois que alterou seus hábitos alimentares. Ela também deu um conselho importante para as pessoas que querem adotar uma dieta livre dos alimentos de origem animal.

“Uma ressalva muito importante, que precisa ser feita para quem quer adotar a dieta vegetariana, é a necessidade de tomar muito cuidado com o consumo da vitamina D12. Essa vitamina não é encontrada em alimentos de origem vegetal, então é preciso que se façam exames de três em três meses ou de seis em seis meses para verificar se não há nenhuma deficiência de vitamina.

É preciso fazer acompanhamento com profissionais, às vezes suplementação nutricional e mudar a dieta com muita parcimônia, para não haver nenhum dano ao organismo”, salientou.

Os cuidados com os exames periódicos e reposição de nutrientes também é lembrado por Giselle. “Eu já li bastante sobre o assunto, como repor os nutrientes e praticamente todos os alimentos de origem vegetal possuem todas as vitaminas necessárias ao organismo, a ressalva é a vitamina D12, mas existem opções para essa reposição. Eu também já procurei orientação nutricional, mas hoje eu me mantenho sozinha mesmo, como muitos alimentos integrais, frutas, verduras e grãos”, disse Giselle.