Umidade relativa do ar fica abaixo de 20% no Sertão

De acordo com monitoramento da Aesa, municípios de Patos e Sousa registraram 18% e 19% de umidade do ar, respectivamente.

Cidades do Sertão da Paraíba tiveram queda acentuada na umidade relativa do ar no final de semana. No domingo, segundo monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), os municípios de Patos e Sousa registraram 18% e 19% de umidade do ar, respectivamente. Para esta semana, o órgão não prevê outra queda aguda, mas divulgou que as temperaturas no interior do Estado podem chegar aos 36ºC.

De acordo com estudos feitos pela Aesa, o fato ocorreu devido uma massa de ar quente que está em cima da região nordeste.

“Nossa previsão foi realizada tomando como base a observação de uma massa de ar seco presente em todo Nordeste. Por causa deste fenômeno, altas temperaturas foram registradas em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará”, afirmou a meteorologista Marle Bandeira.

A queda excessiva da umidade do ar pode ser maléfica para a saúde. Segundo a médica do Hospital de Emergência e Trauma da Paraíba, Wilane Wali, o clima seco pode causar alergias e outras complicações respiratórias. “Em situações como estas é importante prevenir o ressecamento da pele e a irritação dos olhos com o uso de soro fisiológico. Também não é recomendada a realização de atividades físicas e trabalhos ao ar livre entre meio-dia e 15 horas”, disse.