Áreas de preservação usadas para despejo de resíduos de construção

Mapeamento realizado pela Semam mostra que áreas de protegidas por leis ambientais estão sendo degradadas com o despejo de entulho.

Pelo menos, nove áreas protegidas por leis ambientais e que deveriam ser preservadas em João Pessoa estão sofrendo degradação por causa de entulho. Algumas áreas verdes ficam até perto de rios e estão tendo a vegetação destruída pelo despejo de resíduos sólidos da construção civil. A informação é de um mapeamento parcial que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Apesar do órgão intensificar a fiscalização, os infratores aproveitam a escuridão da noite para praticar o crime. Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Alisson Cavalcanti, o lançamento indevido de entulhos já foi constatado nos bairros de Água Fria, Valentina, Mangabeira, Manaíra, Bancários, Distrito Mecânico, Altiplano e Jardim Treze de Maio e no Vale do Cuiá (localizado na área que liga os bairros de Geisel a Valentina).

Ele explica que, na maioria dos casos, o entulho é colocado nesses locais, por caminhões do tipo caçamba, durante o período noturno, para dificultar a atuação dos fiscais. “Em alguns locais, conseguimos flagrar e até identificar o responsável pelo despejo dos resíduos da construção civil. Aplicamos multas, apreendemos os veículos e obrigamos os autuados a limparem a área agredida”, diz o fiscal.

“Mas a degradação volta a ocorrer porque em algumas áreas por elas serem vulneráveis: são desertas e de difícil acesso e se tornam alvo fácil para os caminhões, que fazem o lançamento à noite. Quando o dia amanhece, é possível ver a dimensão do dano causado”, diz.

A área conhecida como Vale do Timbó, localizada entre os bairros dos Bancários e Altiplano, está entre os pontos atingidos pela degradação ambiental. Parte da mata, que fica às margens da avenida Professor José Correia, está suprimida por baixo do entulho. Os pequenos montes formados por barros, areia e restos de concreto e tijolo, indicam que dezenas de caçambas já depositaram o material por ali.

O soldador Severino José Maia reforça as informações da Semam e afirma que os lançamentos ocorrem durante a noite. “São caminhões que deixam isso aí. Nem a gente que mora aqui em frente consegue ver. Já avisamos os órgãos ambientais para ver se eles pegam as pessoas que fazem isso, mas é muito difícil”, lamenta.

“Quem perde é a gente, que vive aqui. Antigamente, isso aqui era tudo verde. Dava até gosto. Agora, está assim, cheio de entulho”, conta.

O chefe de Fiscalização da Semam disse que alguns responsáveis pela degradação do Vale do Timbó já foram identificados e punidos.

O monitoramento também foi intensificado na área para flagrar outras pessoas envolvidas no crime ambiental. “A colaboração da população é de extrema importância para combatermos essa prática. Por isso, pedimos que as pessoas nos acionem, sempre que ver algum veículo despejando entulho em área proibida”, disse.