Um reconhecimento nacional

Reportagem de Herbert Araújo, jornalista da Paraíba 101 FM é selecionada como uma das finalistas do 17º Prêmio Abrelpe.

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) selecionou a reportagem ‘Habitantes do Lixo’, de Hebert Araújo, jornalista da Paraíba 101 FM, como uma das cinco finalistas da categoria Rádio da 17ª edição do Prêmio Abrelpe. O anúncio foi feito no dia 21 de novembro e os vencedores de cada categoria serão conhecidos amanhã.

Veiculada no mês de setembro deste ano, no programa ‘Polêmica Paraíba’, a reportagem trata sobre o destino do lixo no Estado. Segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, o mês de agosto de 2014 é o prazo final para que sejam eliminados todos os lixões a céu aberto no Brasil. “A matéria fala sobre o conflito entre a lei e o atual estágio em que a Paraíba se encontra, pois até agora só temos três aterros sanitários em todo o Estado”, comentou o repórter Hebert Araújo.

O repórter fez questão de ressaltar que, para alcançar resultados como essa classificação no Abrelpe, é fundamental estar em uma emissora que proporciona espaço para trabalhos mais aprofundados. “É importante que a gente esteja em uma empresa que nos dê liberdade para realizar reportagens especiais que atingem toda a sociedade. É com muito orgulho que concorro a este prêmio nacional em nome da Paraíba 101 FM”, destacou.

De acordo com o Comitê Organizador da premiação, os finalistas foram escolhidos por um júri composto por membros das assessorias de comunicação e de imprensa da Abrelpe e um jornalista especializado em meio ambiente.

Para a editora-chefe da Paraíba 101 FM, Verônica Guerra, estar entre os cinco finalistas do prêmio confirma o compromisso da rádio com a sociedade. “É gratificante estar na final de mais um prêmio jornalístico. É o reconhecimento do trabalho que é feito diariamente por cada integrante dessa equipe tão competente”, comentou.

Com o tema ‘A gestão de resíduos no século 21: o que vem pela frente?’, esta edição do prêmio avaliou, na categoria Rádio, critérios como adequação ao tema, qualidade editorial, qualidade do áudio, criatividade e inovação, qualidade da locução, diversidade de informações e serviços, veracidade e pesquisas de interesse do público-alvo.

Além dos destaques da mídia radiofônica, o concurso também premia finalistas nas categorias Impresso e Televisão. Os autores das melhores reportagens receberão um certificado e premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil cada. Além disso, a matéria que obtiver a maior pontuação absoluta entre as três primeiras colocadas será a vencedora do Grand Prix, levando o Troféu Abrelpe de Reportagem e um cheque no montante de R$ 15 mil.

A solenidade de premiação que acontecerá amanhã, na qual serão anunciados os ganhadores e entregues os prêmios, acontecerá no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo.