Paraibanos transportados irregularmente em Goiás

Trabalhadores estavam sendo transportados em um baú de caminhão, eles viajavam por vários estados vendendo panelas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Goiás encontrou, na madrugada de ontem, 21 trabalhadores paraibanos sendo transportados em condições precárias, no compartimento de cargas de um caminhão baú, na BR-153, em Porangatu, no Norte do Estado. Eles vinham de uma temporada de quatro meses de viagem por vários Estados, vendendo panelas e utensílios domésticos.

Os trabalhadores eram submetidos a uma jornada de trabalho diário que se iniciava às 7h e não tinha hora para acabar. Ao serem encontrados, os trabalhadores disseram que saíram da Paraíba para vender os produtos e somente poderiam voltar após fecharem todo o ciclo de viagem e venda das mercadorias. Na carroceria do caminhão, a PRF encontrou redes para acomodar os trabalhadores e apurou que eles não possuíam vínculo empregatício, recebiam de acordo com o que vendiam e tinham que arcar com todas as despesas de alimentação.

Os homens tinham entre 18 e 40 anos de idade e, agora, estão voltando para terras nordestinas em um ônibus. Um adolescente de 15 anos também fazia parte do grupo. Ele não portava documentos e tinha, apenas, uma folha com a assinatura em impressão digital da mãe, autorizando sua viagem. A PRF não divulgou informações como nomes e cidades de origem dos trabalhadores. O caso foi encaminhado à Procuradoria do Trabalho de Goiás, que vai investigar se houve a prática de trabalho escravo.