Semob reforça fiscalização nas ruas de João Pessoa

Fiscalizações intensas, visam coibir abusos praticados pelos motoristas e pedestres em circulação nos locais de compras.

Com a aproximação dos festejos de final de ano, já é possível observar nas principais vias urbanas de João Pessoa, um crescimento de veículos e pessoas que buscam fazer compras para o Natal e Réveillon. No Parque Sólon de Lucena (Lagoa), no Centro da capital, por exemplo, que em outros períodos do ano já registram um grande fluxo diário de veículos, nessa época aponta um aumento ainda maior, o que causa congestionamentos e outros transtornos, segundo o diretor de Operações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Cristiano Nóbrega.

Para reduzir os problemas no trânsito e coibir abusos praticados pelos motoristas e pedestres em circulação nos locais de compras, a Semob iniciou desde ontem as fiscalizações intensas no Centro, Mangabeira e no entorno dos principais shoppings, que vai durar todo o mês.

Segundo Cristiano Nóbrega, apesar do baixo efetivo, as equipes de fiscalização serão reforçadas com remanejamento de profissionais de outros setores. “Com cerca de 100 agentes, nosso quadro é reduzido, mas o pensamento é de remanejar pessoas de outros setores, como os fiscais de transportes escolares, já que estamos em período de férias, assim como de alguns pontos fixos, aumentando cerca de 30% do contingente por turno. As fiscalizações serão feitas através de pontos fixos e móveis, priorizando a agilidade do tráfego de veículos em consonância com o espaço do pedestre”, disse.

Para o diretor de Operações da Semob, os congestionamentos são causados pela falta de estrutura da cidade, que não comporta um grande número de veículos em suas vias, onde as principais consequências são pequenas colisões traseiras, sem vítimas, o tráfego de carros de som em baixa velocidade, o que atrapalha o fluxo de veículos, aumentando o tempo do percurso dos transportes coletivos e particulares. Estacionamento irregular ou a falta de vagas deles também traz consequências negativas.

“É preciso que todas as orientações de trânsito sejam seguidas, pois estacionar em locais inadequados, como faixa de pedestres e ciclovia, pode render ao motorista uma infração grave, com a perca de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de multa no valor de R$ 127,23”, declarou.

O taxista José da Silva (nome fictício) disse que pela falta de vagas de estacionamento ou de lugares adequados para parar e os passageiros descerem do táxi, ele costuma parar o carro na fila dupla, mas admite o erro. “Eu sei que não pode, mas se o cliente quer ficar por aqui (na Lagoa) e não tenho onde parar, porque é tudo lotado, acabo me arriscando mesmo. É torcer para não aparecer um agente de trânsito na hora”, relatou.

Cristiano Nóbrega disse que parar em fila dupla é uma das desobediências às normas de trânsito mais comuns nesse período, mas é considerada infração leve, o motorista é penalizado com três pontos na CNH e multa de R$ 53,21. “Se é ilegal deve ser evitado. É preciso ter consciência que se não pode fazer na presença de agentes de trânsito, também não pode fazer em outros momentos. Se está no Código Brasileiro de Trânsito como infração, ela é infração e não deve ser desrespeitada”, pontuou.