Falta de estímulo atrapalha paladar

Para nutricionistas, os pais devem estabelecer regras alimentares e oferecer cardápio variado aos filhos.

Na opinião da nutricionista Louise Rodrigues Carvalho, a falta de insistência dos pais em não oferecer alimentos saudáveis que estimulem o paladar das crianças para outros tipos de comida, também pode ocasionar as dificuldades alimentares. “Pela correria e praticidade, muitas vezes os pais acabam optando em dar à criança alimentos mais fáceis de preparar, como um mingau, um iogurte. Como a criança, depois da amamentação, tem dificuldade em aceitar outros sabores, e o paladar próprio da criança é o doce, será difícil para ela desenvolver o paladar para outros sabores”, revela.

As dificuldades alimentares podem, ainda, está relacionadas à influência de outros ambientes de convívio da criança, como a escola, ou, ainda, horários desregrados para as principais refeições. Conforme a pesquisa da Abbott, 10% das entrevistadas atribuíram a dificuldade alimentar dos filhos à influência da tevê; 17% à falta de rotina na hora das refeições.

“Mais tarde pode acontecer das crianças sofrerem de influências externas, como a mídia ou colegas da escola. Quanto à falta de horário nas refeições, o que não pode acontecer é substituir as principais refeições por alimentos pouco nutritivos”, comenta Mauro Fisberg.