Biblioteca Municipal vai passar por obras

Fechada desde julho de 2012, Biblioteca Municipal Felix Araújo, em Campina Grande, deverá passar por reformas ainda este ano.

Um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade de Campina Grande, considerado também pela sua função, a de educar, está interditado desde o dia 6 de julho do ano passado devido a problemas estruturais. A Biblioteca Municipal Félix Araújo, localizada na avenida Floriano Peixoto, centro da cidade, não possui condições nem para manter seu acervo, com cerca de dois mil livros. A Secretaria de Cultura realizou um levantamento das condições do local e deverá encaminhar o laudo à Secretaria de Obras para uma reforma emergencial.

Segundo a secretária de Cultura Municipal, Marlene Alves, foi feito um levantamento geral sobre as condições das áreas de cultura pertencentes ao município. De acordo com o relatório, o espaço está sem nenhuma condição de uso, apresentando mofo nas paredes do prédio, infiltrações na maior parte dele, instalações elétricas e hidráulicas feitas em gambiarras, elevador quebrado, forro do teto do terceiro andar totalmente estragado, com partes que desabaram, mobiliário quase todo quebrado, sala de computação com equipamentos obsoletos e defeituosos, além de outros problemas, que seguem através de uma lista considerável de atribulações.

A secretária explicou que a condição do acervo também preocupa as autoridades, já que a péssima condição do prédio põe em risco o material, que pode se perder em meio à umidade e à poeira. “Parte dos títulos foram encaminhados ao Centro Cultural Lourdes Ramalho, que também apresenta muitas deficiências estruturais, como cadeiras quebradas e banheiros interditados (Teatro Rosil Cavalcanti), e a outra parte permanece depositada em duas salas, que não possuem nenhuma estrutura para armazenar adequadamente o material”, lamentou.

Ela explicou que a biblioteca está fechada desde o dia 6 de julho do ano passado, justamente para passar por uma reforma, que não foi iniciada até hoje. “Desde então ela continua fechada e de acordo com informações da nova direção, além de tudo, o acervo está completamente desatualizado, sem que tenha sido adquirido nenhum livro nos últimos anos”, afirmou a secretária. Ela também contou que o relatório, apontando todas as necessidades da biblioteca, assim como de outras áreas culturais pertencentes ao município, será entregue à Secretaria de Obras para a realização de reformas emergenciais.

“O local é reconhecido por toda a cidade, possui cerca de quatro mil usuários cadastrados e onde funcionava também um telecentro que servia como ponto de apoio aos estudantes para pesquisas na internet. Nós vamos tentar recuperar estes locais, para oferecer à cidade espaços apropriados”, disse.

A Biblioteca do Distrito de Galante também está fechada desde dezembro do ano passado, apresentando condições precárias de uso. Lá, as condições estruturais são praticamente as mesmas da Biblioteca Municipal Félix Araújo, inclusive com telhado deteriorado e paredes com rachaduras.