Balsas estendem horário de serviço

Horários do serviço de travessia nas balsas entre Cabedelo e Lucena foi estendido devido ao aumento na demanda de turistas.

Com o crescimento da demanda turística no Litoral paraibano, neste período, as balsas que fazem a travessia entre o município de Cabedelo e a praia de Costinha, em Lucena, no Litoral Norte, estendem o horário de funcionamento, bem como incrementam traslados extras em dias de maior movimentação. Administração do transporte afirma que mais de duas mil pessoas fazem a travessia nos finais de semana, totalizando mais de cinco mil.

No decorrer do ano, os horários de funcionamento das balsas começam às 6h, saindo de Cabedelo e encerram às 19h30, retornando de Lucena. No entanto, no período entre o mês de janeiro e o Carnaval, os horários são estendidos, segundo o gerente da Nordeste Navegações, empresa habilitada para administrar as balsas, através de concessão pública, Norberto Navarini. “Nesse período costumamos iniciar as travessias no mesmo horário habitual, mas esticamos os horários de encerramento, onde a última balsa para Lucena, sai de Cabedelo às 21h e retorna da praia de Costinha para Cabedelo às 21h30”, afirmou.

Como nos finais de semana a procura pelo transporte é ainda maior, Norberto Navarini informou que uma balsa extra é acrescentada para que as viagens que são realizadas diariamente a cada uma hora, tenham o intervalo reduzido para 30 minutos.

“Nos dias normais da semana, transportamos em média mil passageiros, por dia, mas nos dias de fim de semana o número passa para cerca de 2.500 pessoas. Em virtude desta demanda, incluímos uma balsa extra, principalmente entre as 9h e o meio-dia, que é o horário de maior movimentação”, disse ao completar que o funcionamento das balsas conta com 30 funcionários, divididos em três turnos, mas com a extra, mais oito pessoas são contratadas.

Norberto Navarini disse que apesar de ainda não ter dados concretos referentes à movimentação deste ano, acredita que a procura pela travessia na balsa aumentou. “Aparentemente, pela minha experiência, o movimento deste ano está maior que o ano anterior. Acredito que a movimentação tenha aumentado em torno de 30%, em comparação com o mesmo período de 2012”, estimou.

Segundo o gerente da balsa, o perfil dos passageiros que utilizam o transporte para se deslocar de Cabedelo a Lucena é traçado principalmente por pessoas de municípios do interior da Paraíba.

“Além dos próprios pessoenses e dos moradores da Região Metropolitana da capital, constatamos pelas placas dos veículos, que a maior parte dos passageiros da balsa são de outras cidades do Estado, principalmente de Campina Grande. A segunda procura é por turistas de Pernambuco”, observou.