PSS: hora de descansar para reta final

Primeira recomendação para os estudantes é que eles não tentem assimilar conteúdos novos às vésperas da prova.

Descanso, alimentação saudável e apenas revisão dos assuntos já assimilados. Estas são as principais recomendações para os 25.693 candidatos que serão submetidos à segunda etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS), que começa neste domingo e só termina no dia seguinte.

A dois dias para o início das provas, os especialistas observam que é comum surgir o nervosismo entre os inscritos. No entanto, destacam que alguns cuidados precisam ser adotados por pais e alunos para evitar que ansiedade prejudique o desempenho no exame.

A primeira recomendação para os estudantes é que eles não tentem assimilar conteúdos novos às vésperas da prova, porque isso poderá causar efeito contrário. Com 12 anos de experiência em orientação de estudantes, a psicóloga clínica e orientadora vocacional Fátima Ferreira explica que a tentativa de aprender assuntos, até então desconhecidos, em cima da hora só vai aumentar o nervosismo e a insegurança no dia do teste.

“Ao fazer isso, o estudante vai perceber que ainda não domina totalmente o conteúdo programático do PSS e, assim, ficará nervoso. O nervosismo nada mais é que um sinal de insegurança.

Isso precisa ser trabalhado desde cedo com a criança”, detalha.

A especialista lembra que o desempenho que o aluno terá nos próximos domingo e segunda-feira será o resultado de um ano inteiro de estudo e não de apenas algumas horas de dedicação aos livros. Por isso, na reta final do processo, ela observa que é preciso manter a calma e realizar apenas revisão e atividades que relaxem.

“Os pais devem estar juntos dos filhos, sem fazer cobranças, nem pressão. Apenas apoiando e mostrando o quanto confiam neles.

Isso já algo muito importante para aumentar a autoestima do aluno e proporcionar mais segurança diante do exame”, disse.