Trauma já registra 140 acidentes com crianças

Dados são referentes ao período entre os dias 1º e 17 de janeiro.

Para as crianças, férias são sinônimo de rotinas flexíveis e brincadeiras, que podem acabar em acidentes graves, caso a atenção dos pais não seja redobrada nesta época do ano. É neste período quando o número de atendimentos aumenta, especialmente em hospitais de trauma, por causa das quedas e queimaduras. Somente no Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, foram constatados 140 acidentes domésticos com crianças, entre os dias 1º e 17 deste mês, de 467 atendimentos realizados na pediatria.

O pequeno Mateus Henrique de Oliveira, 5 anos, está entre as vítimas deste ano e continua internado no hospital sem previsão de alta. Ele se recupera de queimaduras graves nos pés, resquício de um acidente nas dependências externas de sua casa. Com os pés enfaixados, ele contou que durante uma brincadeira, um vizinho acabou o empurrando em um buraco com cinzas que restavam da queima de um lixo. Conforme a mãe da criança, Josicleide Maria de Oliveira, 28 anos, não havia nenhum adulto por perto durante o acontecimento.

“Ele caiu no buraco e ficou pisando nas cinzas quentes e gritando até que o vizinho ouviu e pegou ele”, disse a agricultora, que mora na zona rural do município de Patos, Sertão do Estado. O menino foi levado ao hospital da cidade e depois encaminhado ao Trauma de Campina Grande. De acordo com a mãe, seu filho já passou por três cirurgias, mas ainda não tem dia para receber alta.

No mesmo hospital também está internado, desde o dia 13 deste mês, um bebê de apenas seis meses de vida, que foi atacado por um porco dentro de casa, quando sua mãe, a dona de casa Maria Socorro Renovatos, foi à cozinha para observar a comida que estava sendo feita.

Ela contou que deixou a porta do quintal aberta e que o bebê estava deitado na cama quando foi atacado. “A sorte é que ele gritou e eu ouvi, corri na hora e consegui evitar que o animal mordesse mais”, disse. A criança foi ferida na face, mas passa bem.

Segundo o pediatra e diretor técnico da unidade, Flawber Cruz, no mesmo período do ano passado os acidentes domésticos representavam 20% dos atendimentos das crianças na pediatria.

Este ano chega a 29,98% dos atendimentos. “Durante as férias escolares aumentam os casos de acidentes domésticos envolvendo crianças. Os mais comuns são quedas, inalação ou ingestão de objetos, intoxicação e queimaduras. É muito importante que os pais estejam atentos, porque são cuidados simples, mas que podem prevenir grandes desastres”, informou.