Sobram vagas na rede estadual

Rede de ensino estadual ofereceu 460 mil vagas, 100 mil a mais que o ano passado; 28,61% das vagas oferecidas não foram preenchidas.

Até a última segunda-feira 28,61% das vagas oferecidas na rede estadual de ensino ainda não haviam sido preenchidas. Apesar da oferta de 460 mil vagas, 100 mil a mais que o ano passado, 328.378 mil alunos estão matriculados, entretanto vagas na rede de ensino ainda permanecem abertas. Na manhã de ontem, o governador Ricardo Coutinho deu início ao ano letivo, no Lyceu Paraibano, em João Pessoa, e anunciou investimentos de R$ 226 milhões este ano na melhoria da infraestrutura e na compra de equipamentos.

O número total de matrículas efetuadas só deve ser divulgado no próximo censo escolar, porém o resultado alcançado já é comemorado pela secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena. “Isso significa um salto em relação ao ano passado, nessa mesma época de início do ano. Isso se reflete em muitos municípios quando está havendo nas prefeituras uma grande batalha para manter os alunos na rede municipal porque eles estão migrando para a rede estadual. Fruto da educação de qualidade que estamos oferecendo”, afirmou a secretária.

Apenas nas 48 escolas que funcionam com o Programa Ensino Médio Inovador as aulas serão iniciadas no próximo dia 18. “Ainda há tempo para se matricular principalmente os jovens do ensino médio. Estamos com tudo preparado para oferecer uma educação diferenciada”, garantiu Márcia Lucena.

A perspectiva do governador Ricardo Coutinho é dar continuidade ao processo de qualificação do ensino oferecido na Paraíba, buscando oferecer uma estrutura que permita ao professor oferecer uma aula melhor e ao estudante uma capacidade maior de aprendizagem.

Ainda este ano serão instalados laboratórios de robótica e matemática em 150 escolas que oferecem o ensino médio.

“A educação tomou um ritmo extremamente importante e eu espero que a gente possa ter uma resposta qualificada para fazer com que os diferentes socialmente possam ter oportunidades iguais na vida e isso só é possível através da educação. Eu estou muito feliz com o avanço da educação porque é algo que pode mudar a vida das pessoas para melhor”, destacou Ricardo Coutinho.

O governador ainda anunciou que os 223 ônibus escolares começarão a ser distribuídos no próximo dia 18.