Mesmo com processo, americano não pretende sair da Paraíba

Russell Carlton negou que tivesse cometido alguma atitude ilegal, ao sair dos EUA; ele disse que possui a guarda da menina, desde 2007.

O americano Russell Carlton afirmou ontem que não deve deixar a Paraíba, mesmo após ser notificado pela Justiça para apresentar defesa em processo judicial movido nos Estados Unidos, em meio à disputa pela guarda da filha, menor de idade, com a mãe da garota, Valerie Carlton, que está presa desde maio de 2009, nos Estados Unidos. O caso foi divulgado na edição do último domingo do JORNAL DA PARAÍBA.

Russell Carlton alega que saiu da América do Norte com a filha para evitar que a criança sofresse abalos psicólogos com supostos problemas que envolvem a mãe da menina, que, segundo ele, teria problemas psiquiátricos. "Escolhi morar na Paraíba, porque queria mais privacidade e poupar minha filha de toda essa situação que está ocorrendo nos Estados Unidos”, disse.

Russell também negou que tivesse cometido alguma atitude ilegal, com a decisão de sair do seu país natal. Ele disse que possui a guarda da menina, desde 2007, quando se separou da mãe da garota e que a novidade no caso é que a avó da criança acionou o Judiciário para reivindicar o direito de visitar a neta. “A minha ex-sogra disse que não tem condições de vir à Paraíba visitar a menina aqui. Por isso, quer que eu volte. Mas o magistrado é que vai decidir sobre isso”, analisou.

De acordo com a notificação da Justiça americana, Russel precisa apresentar defesa até o dia 15 de março deste ano em um processo judicial que tramita nos Estados Unidos, envolvendo a guarda da menor de idade. Apesar desse prazo estipulado, o americano revelou que não pretende sair da Paraíba. Ele explicou que esse tipo de notificação é muito normal e indica apenas que ele precisa apresentar as contrarrazões no processo.

“Esse tipo de defesa pode ser feita por escrito ou por meio de advogado. Não é necessário que eu mesmo compareça. Vou fazer minha defesa e só pretendo comparecer pessoalmente, quando o juiz marcar alguma audiência ou julgamento”, disse o americano, que já possui moradia fixa na Paraíba e trabalha como professor de Inglês em um curso de idiomas, em João Pessoa.

“Eu e minha filha temos residência no Brasil. Não há nada contra mim na Justiça brasileira e nem em qualquer outro órgão do Brasil ou dos Estados Unidos. Por isso, pretendo continuar aqui. Não tenho familiares morando aqui, mas escolhi morar na Paraíba, porque tenho amigos e já conhecia esse local”, destacou.

Por sua vez, a mãe da garota, Valerie Carlton, acusou o ex-marido de estar mentindo. “Sr. Carlton está mentindo para o povo brasileiro, como fez antes na América”, disse, em contato com a reportagem do JORNAL DA PARAÍBA em uma rede social. Ela informou ainda que dará início a outras medidas legais a partir da próxima semana.

Sobre o Caso
Russell Carlton é personagem de uma história que envolve um processo judicial nos Estados Unidos. Por determinação do Distrito Judicial do Condado de Anne Arundel, um território pertencente ao Estado norte-americano de Maryland, ele precisa apresentar defesa em um processo que envolve a guarda da filha dele.

A ação foi movida pela avó da criança, Lenna Gordon, que pediu ao juiz o direito de visitar a menina. Lenna é mãe de Valerie Carlton, que está presa e respondendo a processos nos Estados Unidos. No perfil de uma página no Facebook, atribuída a Valerie, há a informação de que ela tem 44 anos e que responde a 28 acusações de práticas criminais em Harford County, Maryland.

Ainda de acordo com a página, Valerie Carlton perdeu a custódia da filha, em 2007, na cidade de Harford County, que fica em Maryland, e que está sofrendo maus tratos na prisão e violação de direitos humanos, por causa da intolerância religiosa, já que ela é judia.