Concursados fazem protesto

Classificados no concurso da Guarda Municipal protestaram em frente ao Centro Administrativo, pedindo convocação para segundfa fase.

Depende de uma autorização do Ministério da Justiça a realização da segunda etapa do concurso da Guarda Municipal de João Pessoa. Iniciado no ano passado, o certame seria composto por duas etapas. No entanto, apenas a primeira foi cumprida. A segunda fase, que corresponde a um curso de formação dos candidatos, está pendente e sem previsão de quando será feita.

Ontem, classificados na primeira etapa do concurso fizeram um protesto em frente à sede do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. Segurando faixas e cartazes, eles reivindicaram a convocação dos selecionados para a segunda etapa do exame e, em seguida, a nomeação.

Uma comitiva formada por representantes dos concursados foi recebida pelo secretário municipal de Segurança, Geraldo Amorim; e pelo comandante da Guarda Municipal, major Marcos Gomes Marques. Durante uma rápida reunião, os gestores explicaram que a Prefeitura de João Pessoa está momentaneamente impedida de convocar os classificados para a segunda etapa, por causa da falta de recursos financeiros.

Geraldo Amorim disse que, ao todo, serão convocados 250 classificados e que cada um deles vai receber uma bolsa-auxílio de R$ 250,00, durante os três meses de duração do curso. “São despesas altas que a prefeitura não tem condições de arcar, nesse momento. Estamos aguardando recursos do Ministério da Justiça, o que deverá ocorrer ainda neste ano”, ressaltou.

A prefeitura ainda não definiu nem a instituição que fará a formação dos classificados. Segundo o major Marcos Gomes, essa decisão só será feita quando os recursos chegarem. “A Guarda Municipal não tem estrutura para comportar os 250 candidatos.

Precisaremos selecionar alguma instituição maior, que poderá ser o Centro de Ensino da Polícia Militar, a Academia de Polícia ou até mesmo a Superintendência da Polícia Federal da Paraíba. Mas só poderemos firmar parceria quando os recursos forem liberados”, reforçou.

Enquanto as ações não são tomadas, os 250 classificados continuam à espera da nomeação. Entre eles há 175 homens e 75 mulheres. De acordo com o edital, a validade do concurso é de dois anos.