Nova integração começa a funcionar em CG

Intuito do serviço é diminuir também o tempo de espera nos pontos de ônibus.

Hoje será iniciado o novo projeto de utilização do transporte coletivo em Campina Grande. A ‘Integração Temporal’, como está sendo chamada, pretende beneficiar a população, especialmente os usuários da linha 245 A e B, que terão o preço de duas passagens reduzidas a uma, desde que utilizem a integração dentro de 60 minutos. O principal intuito do serviço, conforme informou o superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) da cidade, Vicente Rocha, é diminuir também o tempo de espera nos pontos de ônibus.

Conforme explicou Vicente Rocha, o sistema vai funcionar de forma simples. “O usuário em posse do cartão de bilhetagem eletrônica vai pagar a primeira passagem (R$ 2,20) e, dentro de 60 minutos, se precisar realizar outro deslocamento, ele poderá fazê-lo pegando outro ônibus em pontos da linha 245 A e B e não terá esta outra passagem cobrada”, explicou. Ele informou que o usuário deverá apresentar normalmente o cartão ao leitor de créditos, que fará sua leitura e constatará a integração.

“O processo é simples e funcionará tanto para quem pegar ônibus da linha 245 A e B na ida, quanto na volta”, frisou. De acordo com ele, antes de iniciar o projeto, foi realizada uma pesquisa sobre o tempo da troca de ônibus entre os usuários da respectiva linha, única que não está vinculada à integração física, localizada no Açude Novo, sendo que a maioria dos usuários utiliza a catraca de outro ônibus em apenas 30 minutos do veículo anterior.

Ele também informou que, em horários de pico, a intenção é reduzir o tempo de espera dos ônibus da linha 245 para sete minutos, aumentando a quantidade de veículos nesses momentos.

“Um dos principais objetivos, além de fazer com que o passageiro pague apenas uma passagem e utilize dois ônibus, é diminuir o tempo de espera”, informou. Dessa forma, quem pretende utilizar a Integração Temporal deverá identificar os pontos através de mapas e banners, além das paradas que serão pintadas de azul, diferente das demais, que são amarelas.

“A diferença da integração temporal é que o usuário tem um tempo (por isso a expressão temporal) no qual pode pegar outro ônibus, sem necessariamente precisar ir para o terminal de integração de passageiros”, disse. O superintendente também contou que outro aspecto é não ter a necessidade da construção de outros terminais de integração físicos. “Quando todas as etapas de implantação do novo sistema forem concluídas, o passageiro poderá trocar de ônibus em qualquer ponto de parada onde as linhas integradas se cruzam, sem precisar ir ao terminal do Açude Novo”, concluiu.