Solteiras pedem bom marido a São José

Santo conhecido dos agricultores també ajuda as mulheres que desejam encontrar o esposo ideal.

As moças solteiras já podem preparar as promessas e simpatias para o santo que vai fazê-las subir ao altar com o homem dos seus sonhos. No Dia de São José, próxima terça-feira, 19, as chances de conseguir um bom casamento podem redobrar com a força da fé e da devoção. Os agricultores veem neste dia a possibilidade de um bom ano para plantações e colheitas, já as mulheres esperam arrumar um bom marido.

Ainda pouco lembrado mas conforme a tradição popular, se você quer um bom casamento deve apelar para São José, mas se quiser apenas um namorado para pôr fim à solidão, o santo escolhido pode ser mesmo Santo Antônio, o mais ‘queridinho’ e tradicionalmente conhecido por formar casais. Cansada de apelar para Santo Antônio, na próxima terça-feira, as orações e promessas da administradora Natália Souto, 26 anos, serão direcionadas a São José.

“Até agora eu só namorei traste e casar, que é bom, nada. Percebi que Santo Antônio manda qualquer um, mas agora vou fazer promessa para São José, já que ele manda mesmo um bom marido”, afirmou Natália. Os mais devotos afirmam que São José pode até demorar a enviar o seu par perfeito, mas na hora certa, mostrará o homem ideal para casar e constituir família. Essa é a expectativa de Natália Souto, que desde os 21 anos faz promessas para casar.

“Eu já tentei de tudo. Já enfiei a faca na bananeira, coloquei fio de cabelo no pé do santo, escrevi nomes no papel e coloquei em um prato. Até mesmo coloquei espinhos de rosas dentro de um perfume e dei para meu namorado usar, mas nem mesmo isso deu resultado. Eu estava mesmo pedindo ao santo errado”, lamentou Natália.

Segundo a doutora em Antropologia Elizabeth Christina, a tese de que São José é um santo casamenteiro é bastante disseminada, principalmente pelo santo ser um exemplo de marido e pai. Já Santo Antônio mandaria qualquer candidato, apenas para se livrar rapidamente da promessa.

“Por ser muito sério, pai adotivo de Jesus, marido de Maria e extremamente cuidadoso com a família, existe uma expectativa por parte das pessoas de que São José vai mandar exatamente aquela pessoa que será um bom marido ou uma boa esposa. Uma pessoa que queira realmente formar uma família e subir ao altar”, comentou Elizabeth Christina.

Já a Igreja reconhece tanto São José como Santo Antônio como santos casamenteiros. Conforme o padre Edílson Figueiredo, pároco da igreja Santana, no bairro Funcionários II, em João Pessoa, por ter sido casado, o título de santo casamenteiro foi incorporado a São José. “Santo Antônio nem mesmo foi casado.

Já São José é patrono da Igreja e de muitos seminários diocesanos e, por ter sido casado, a tradição popular diz que ele pode enviar o companheiro ideal para cada pessoa. Isso surgiu muito mais pela lógica, porque ele defende a família, o casamento”, explicou o padre Figueiredo.

Exemplo de chefe de família e obediência a Deus, São José será celebrado na capital com novenas na Paróquia São José, localizada no bairro José Américo. A programação será concluída na próxima terça-feira, 19. No Evangelho, São José, o carpinteiro, é descrito como trabalhador, justo e responsável.