Prazo do IPTU é prorrogado em CG

Secretaria de Finanças estendeu o prazo final para o contribuinte que estiver em dia, possa quitar o pagamento em cota única.

Quem ainda não efetuou o pagamento em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Campina Grande tem, agora, até o dia 8 de abril para pagar a tarifa com desconto. Isso porque o prefeito da cidade, Romero Rodrigues, determinou à Secretaria de Finanças que estenda o prazo final para o contribuinte que estiver em dia quitar o pagamento em cota única. Essa possibilidade, anteriormente, tinha como data-limite a última quinta-feira, dia 28 de março.

Dois fatores justificaram a medida de ampliação do prazo de pagamento com desconto do IPTU em Campina Grande.

Segundo o prefeito, inicialmente, devido à Semana Santa, a última semana foi atípica, com apenas três dias úteis para os contribuintes honrarem o compromisso com a cidade. Além disso, a Câmara de Vereadores solicitou que a Prefeitura adiasse o prazo.

Este ano, ao todo, a Prefeitura de Campina Grande emitiu 144.297 carnês, o que totaliza uma arrecadação de R$ 23,3 milhões. Quem optou pelo parcelamento não tem direito ao desconto e poderá parcelar o imposto em até 10 vezes. Os carnês de 2013 foram emitidos com o reajuste de 5,69%, de acordo com a inflação do ano passado, conforme preceitua a Lei Orgânica do Município, no que diz respeito à cobrança do imposto. Os valores venais dos imóveis não foram atualizados para a cobrança deste ano, porque não houve tempo hábil para se fazer a correção, que depende de um levantamento amplo dos imóveis da cidade e avaliação técnica de valor.

Para os próximos anos, a prefeitura deve fazer uma atualização da planta imobiliária de Campina Grande, com vistas a corrigir algumas distorções verificadas na cobrança do imposto. O trabalho de recadastramento dos imóveis da cidade irá servir para corrigir distorções na cobrança do imposto, uma vez que muitos imóveis estão registrados com valor venal abaixo do real, o que prejudica a arrecadação.