Cirurgia pode aposentar óculos

Procedimento a laser para correçãode miopiaestá mais moderno e tem atraído grande número de pessoas que querem melhorar a visão.

Quem passa pela experiência de usar óculos ou lentes de contato, sabe do incômodo e da falta de liberdade que estes acessórios provocam. Uma simples ida à praia ou praticar esportes pode se tornar um problema para os que sofrem de miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Graças aos avanços tecnológicos, através da cirurgia refrativa, é possível enxergar sem óculos, com uma operação sem dores, pós-operatórios rápidos e resultados positivos.

A cirurgia a laser para correção de grau é tão segura, e a tecnologia utilizada tão avançada, que se tornou o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo todo. O laser empregado é o Excimer, um feixe de luz ultravioleta invisível e sem calor que, através de um controle digital, retira camadas de tecidos com precisão microscópica, devolvendo a visão normal a quem se submete ao procedimento. Com baixo risco e de rápida recuperação, permite aos pacientes que realizem atividades rotineiras como praticar esportes, dirigir e ver TV sem lentes corretivas.

Segundo o oftalmologista do Centro de Tratamento da Visão (CTV Laser), George Luiz Soares de Oliveira, o bem-estar proporcionado pela cirurgia é o maior atrativo para os pacientes.

“A liberdade de não utilizar mais óculos e o incômodo que muitas pessoas sentem quando utilizam lentes de contato são os maiores fatores que fazem com que as pessoas realizem o procedimento”, revela sobre a procura pela cirurgia refrativa.

A cirurgia refrativa garante, antes de tudo, melhora considerável da qualidade de vida dos pacientes, permitindo que eles vejam com nitidez desde o momento de acordar até a noite. “O principal objetivo é fazer com que o paciente enxergue sem óculos”, conta George Luiz.

Para o paciente Fábio Mendes, a decisão de fazer a cirurgia foi fácil e muito conversada com o seu médico. Com cinco graus de miopia e astigmatismo estabilizados há mais de três anos, se livrar dos óculos sempre foi o seu desejo. “Me adaptava bem aos óculos, mas sentia muito incômodo ao ter que usá-los para praticar esportes, atividades que faço rotineiramente. Com a cirurgia senti um alívio na minha vida”, desabafa.

A recuperação é bastante rápida e em cerca de um mês o paciente pode retomar todas as atividades. No dia seguinte à cirurgia, já é possível trabalhar, assistir televisão e usar o computador. Já as atividades físicas sem contato podem ser retomadas logo em seguida.

Correção é mais indicada para pessoas com mais de 21 anos

Como toda cirurgia, os cuidados são necessários antes e após o procedimento e devem ser seguidos de forma adequada e orientada pelo médico. Seguir as recomendações do oftalmologista pode diminuir consideravelmente ou até eliminar o grau de deficiência visual.

Para obter um resultado ideal é importante também que o paciente faça uma avaliação pré-operatória criteriosa, fundamental para que ele tenha todas as suas dúvidas esclarecidas, além de permitir que o médico alcance resultados estáveis e sem complicações.

Para evitar que a deficiência volte, a oftalmologista Janete Montenegro, do CTV Laser, recomenda que a cirurgia seja feita por pessoas acima de 21 anos, com o grau estabilizado há pelo menos um ano, e que tenham uma espessura adequada da córnea, a lente externa do olho.

“O equipamento utilizado no Centro de Tratamento da Visão é o Schwind Amaris 750S, que combina maior velocidade com alta precisão, e é considerado hoje o de melhor desempenho em cirurgia refrativa”, revela a oftalmologista sobre a tecnologia empregada.
 

Grau deve estar estabilizado

Foi preciso muita conversa com o oftalmologista Daniel Montenegro, do CTV Laser, para que Fábio optasse pelo procedimento. “Conversei muito com o meu médico para esclarecer todos os riscos e fazer um acompanhamento detalhado. Tive que aguardar um pouco até o meu grau estabilizar”. Fábio fez a cirurgia nos dois olhos em janeiro deste ano e, desde lá, não teve nenhum incômodo. “Valeu a pena esperar”, revela ele.

Já o paciente Raimundo Freire espera ansioso pela cirurgia que está marcada com o oftalmologista George Luiz. Raimundo revela que ter conhecido os equipamentos tecnológicos o tranquilizou. “Estou bem confiante, pois vi que o equipamento é moderno e um dos melhores do mercado”. Há seis meses, o paciente pesquisa os benefícios da cirurgia refrativa e conversa com o Dr. George Luiz para tirar suas dúvidas.

“A maior dificuldade foi ter que voltar a usar óculos durante este período pré-cirúrgico, pois sempre usei lentes de contato, mas acredito que o esforço é válido”, diz. O objetivo do paciente é se livrar do incômodo do uso das lentes de contato em torno de cinco graus. “Quero ficar livre para nadar e realizar atividades que deixei de lado por conta da restrição causada pelas lentes de contato”, desabafou.