Falta de chuvas muda paisagem na capital

Com a falta de chuvas no litoral as Três Lagoas estão desaparecendo, dois dos reservatórios já secaram e outro está com o nível muito baixo.

A ausência de chuvas no Litoral paraibano seca reservatórios e modifica paisagens. Em João Pessoa, as Três Lagoas que ficam na entrada da cidade estão desaparecendo. Dos três reservatórios, dois estão completamente secos e o único que ainda tem água está com o nível muito baixo. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as temperaturas se mantenham elevadas na capital, variando a máxima de 31ºC (Celsius) a 33ºC e a mínima de 24ºC a 25ºC.

Ainda segundo o Inmet, as chuvas, que já deveriam ter começado na capital, ainda não tiveram início e só vão aparecer com intensidade a partir da segunda quinzena de junho, no início da estação do inverno. Segundo o meteorologista do Inmet, Ednaldo Rodrigues, geralmente, em abril, a capital paraibana registra um volume de chuvas mensal de cerca de 200 milímetros (mm), mas os dados do instituto revelam que a quantidade de chuvas está quase zerada.

Em relação às temperaturas registradas na capital, os termômetros não devem indicar queda nos próximos dias. “Até hoje (ontem), a média registrada neste mês de abril está 1,8ºC acima do registrado no mesmo período do ano passado devido à pouca ocorrência de chuvas na capital. A temperatura mais alta foi registrada no dia 12 e foi de 32,8ºC”, informou, acrescentando que “o aumento de umidade, a não incidência de chuvas, os ventos fracos e a incidência solar intensa aumentam a sensação de calor na capital”. Ainda segundo o meteorologista, apenas após a segunda quinzena de junho haverá chuvas e possível redução da temperatura.