Geladeira não pode servir de depósito de comida

Alimentos devem ser guardados corretamente na geladeira, para evitar a proliferação de fungos, bactérias e parasitas.

A boa alimentação depende antes de tudo da conservação e bom acondicionamento dos alimentos. Frutas, legumes e sobretudo produtos industrializados devem ser guardados corretamente na geladeira, para evitar a proliferação de fungos, bactérias e parasitas, que podem ser responsáveis por diversas doenças e infecções.

As precauções começam desde o momento da compra dos produtos. Ficar de olho nas informações contidas no rótulo das embalagens é essencial para conservar corretamente os alimentos. Isso porque o modo de acondicionamento vai depender do produto comprado, ou seja, cada produto tem suas especificações de refrigeração e também do tempo máximo de consumo após aberto.

Segundo a gerente-geral de alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise Resende, as prateleiras da geladeira devem ser organizadas seguindo regras básicas. “A temperatura de conservação é determina pelo fabricante do produto. Na porta da geladeira ocorre maior variação de temperatura, portanto, não recomenda-se que alimentos sejam guardados nesse local. De modo geral, recomenda-se que os alimentos sejam organizados da seguinte forma na geladeira: alimentos prontos na parte superior; alimentos semiprontos no meio e alimentos crus na parte inferior. Por isso, as conservas devem ser guardadas na parte superior da geladeira”, indicou.

Vale lembrar que a resolução 259/02 da Anvisa, que dispõe sobre a rotulagem de alimentos embalados, determina que nos rótulos das embalagens de alimentos que exijam condições especiais para sua conservação, como enlatados e produtos em conserva, deve ser incluído uma legenda com caracteres legíveis, indicando as precauções necessárias para manter suas características normais, devendo ser indicadas as temperaturas máxima e mínima para a conservação do alimento e o tempo que o fabricante garante sua durabilidade.

Para quem mora sozinho, prestar atenção na conservação dos alimentos é ainda mais complicado, tendo em vista que os alimentos demoram mais para ser consumidos, é o que conta o cabeleireiro Stênio Figueiredo.

“Fugir dos enlatados torna-se quase impossível pela praticidade. Então procuro comprar tudo em pouca quantidade e meio que programar o que vou comer durante a semana para poder aproveitar da melhor forma possível, mas claro que sempre tem uma coisa ou outra que acaba estragando. Vivo pesquisando como armazenar certos tipos de alimentos para ter o maior aproveitamento deles, mas nem sempre consigo”, disse. (Especial para o JP)