Água de poços em Patos está poluída

Após a verificação da qualidade da água em cinco dos 16 poços na cidade apontarem um alto nível de contaminação.

A má conservação e problemas estruturais nos poços reabertos na cidade de Patos, Sertão do Estado, acendeu o sinal de alerta da Vigilância Sanitária do município. Após a verificação da qualidade da água em cinco dos 16 poços na cidade apontarem um alto nível de contaminação, o órgão irá intensificar a fiscalização e distribuição de agentes químicos para que a população não tenha problemas de saúde após a liberação do acesso a água.

Quem fez o alerta foi o diretor da Vigilância Sanitária de Patos, Petrônio Gouveia, apontando que após exames laboratoriais foi identificado um nível de coliforme fecal na água acima do que é permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1000 coliformes em cada 100 ml de água. “Nós estamos verificando de cinco em cinco poços, e nos primeiros nós identificamos esses dados. É alarmante a situação, uma vez que a exemplo desses poços que foram examinados, os demais foram reabertos nas mesmas condições”, disso Petrônio.

Dessa forma, o especialista acredita que há uma grande possibilidade de todos os poços estarem com um nível de contaminação elevada, o que pode trazer sérios riscos à saúde das pessoas que têm acesso a eles. “Pelo que nós percebemos, o lençol freático está contaminado e isso é perigoso para a população que retira água dele para consumo. A água retirada desses locais não pode ser destinada para beber ou cozinhar. Ela só pode ser usada para serviços de limpeza, já que o nível de contaminação coloca em risco a saúde das pessoas”, acrescentou.

Para buscar solucionar esse problema, a Secretaria de Saúde de Patos junto com a Vigilância Sanitária vão começar, a partir da semana que vem, a intensificar as visitas de técnicos nos locais onde foram reabertos os poços para que sejam colocados agentes químicos para neutralização das bactérias existentes na água. De acordo com informações da pasta, tanto os poços instalados na zona rural como na zona urbana vão receber a quantidade correta do agente químico hipoclorito para tornar potável a água dos reservatórios.