Incêndio deixa seis cidades sem energia elétrica na PB

Incêndio destruiu fios e maquinários da subestação da Energisa em Santa Rita; moradores de seis cidades foram afetados com o problema.

Cerca de 160 mil imóveis ficaram sem energia elétrica durante o dia de ontem, após um incêndio destruir fios e maquinário da subestação da Energisa, instalada no município de Santa Rita, a 16 quilômetros de João Pessoa. O caso ocorreu por volta das 10h de ontem e afetou moradores de seis cidades. A localidade mais atingida foi Santa Rita, onde houve susto e prejuízo no comércio.

Os demais municípios onde houve suspensão do fornecimento de energia foram Sapé, Lucena, Rio Tinto, Mataraca e Jacaraú. No entanto, o serviço foi restabelecido nesses locais cerca de uma hora após o incêndio, segundo nota oficial divulgada pela Energisa.

No entanto, Santa Rita, que possui cerca de 37 mil usuários de energia, permaneceu às escuras durante o resto do dia. Inicialmente, previsão era que a energia fosse religada às 17h30, mas isso não ocorreu. O fornecimento de energia voltou ao normal apenas as 20h20 da noite de ontem.

Como consequência, a falta de energia causou perdas no comércio. O único posto de combustível que fica no Centro da cidade deixou de funcionar, porque as bombas são alimentadas exclusivamente por energia elétrica. As lojas ficaram no escuro e também precisaram fechar as portas mais cedo. “Sem energia, não podemos registrar vendas e nem emitir notas fiscais. Não há como trabalhar”, afirmou o gerente de uma rede de lojas, José Ferreira Júnior.

Já entre os moradores, o incêndio foi motivo de susto. A dona de casa, Maria da Guia Santos Barreto, estava passando roupas quando ouviu o estrondo causado pelo fogo. “Foi um barulho muito grande, que deu até medo na gente. A energia ficou fraca e, depois, faltou de vez. Saí desligando tudo dentro de casa, com medo de queimar as coisas.”, lembrou.

Na subestação, o fogo começou em um transformador e se espalhou por outros maquinários. Fios ligados a postes também foram atingidos e ficaram caídos no chão. Manchas de fogo podiam ser vistas no chão, nas paredes e também nos aparelhos da subestação. Equipes da Energisa se mobilizaram para fazer consertos.