Governo reconhece situação de emergência em Natal

O motivo é a quantidade de deslizamentos que atingiram a população da região no último mês.

Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (3), o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência nem Natal (RN) por conta dos deslizamentos que atingiram a população da região no último mês.

O  reconhecimento do estado de emergência por parte do governo agiliza o repasse de recursos federais para ações de socorro às vítimas e de recuperação de serviços essências na região.

Os deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas do mês de junho deixaram mais de 110 casas interditadas (das quais 36 foram destruídas), nas ruas Guanabara e Atalaia, no bairro Mãe Luíza, o mais prejudicado segundo a Defesa Civil. As famílias que tiveram de deixar suas casas estão nas residências de parentes e abrigos públicos.

Sul

A região Sul também sofre com as chuvas intensas. O estado do Paraná tem 161 municípios atingidos pela chuva, dos quais 152 estão em situação de emergência. Quase 23 mil residências foram danificadas. 

Segundo a Defesa Civil, mais de 828 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. Onze morreram e 231 ficaram feridas. Mais de 16 mil pessoas permanecem desalojadas e cerca de 1,3 mil estão em abrigos.

Nesta quinta (3), o estado  do Paraná vai receber mais R$ 980 mil destinados para a execução de obras de reconstrução de danos causados pela chuva. O repasse foi publicado no Diário Oficial da União.

No dia 30 de junho, o Ministério da Integração Nacional já havia liberado R$ 3,5 milhões e 11.106 kits de assistência humanitária para as vítimas.