Protesto de motoristas interrompe coleta de lixo em cinco cidades

O serviço foi retomado por volta das 10h desta terça-feira (29) . Mais de 100 toneladas de lixo deixaram de ser coletadas.

A coleta de lixo esteve paralisada por mais de 9 horas nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Conde. O motivo foi o protesto dos motoristas dos caminhões coletores contra a falta de pavimentação da estrada que dá acesso ao aterro sanitário metropolitano, localizado na BR 101. Nesse período, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana da Paraíba (Sindlimp), 100 toneladas de lixo deixaram de ser coletadas.

O serviço foi retomado por volta das 10h desta terça-feira (29) após um acordo firmado entre o Sindlimp e a Rumos Construções Ambientais, empresa administradora do aterro, com a garantia de pavimentação da estrada de acesso.

Uma reunião foi marcada para as 16h desta terça, na sede da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde estarão presentes representantes tanto da Rumos como das empresas que realizam a coleta de resíduos. O objetivo é elaborar um cronograma para realização da pavimentação.

O Sindlimp denuncia que devido aos buracos na estrada e ao lamaçal que se forma no período de chuva, é recorrente que os caminhões quebrarem, atrasando o serviço dos trabalhadores, fazendo com que a jornada de trabalho seja prolongada em até 12 horas por dia.

A gestão e operação do aterro é de responsabilidade da empresa Rumos Construções Ambientais, que possui concessão pública de 20 anos.

A reportagem entrou em contato com a Rumos, mas recebeu a informação que a Diretoria da empresa não tem nada a falar sobre o assunto.