Setenta famílias do MST ocupam fazenda no Sertão paraibano

Ocupação será discutida em audiência marcada para a próxima quinta-feira (31), às 10h, no Fórum do município.

Setenta famílias do Movimento Sem Terra (MST) estão ocupando desde a madrugada do último domingo, a fazenda Malhada da Onça, em Desterro, no Sertão paraibano. Não houve conflito durante a ocupação, conforme informou a direção estadual. Uma audiência foi marcada para a próxima quinta-feira (31), às 10h, no Fórum do município, com representantes do MST e os proprietários da fazenda, para negociar a desocupação ou desapropriação da propriedade.
 
De acordo com a diretora estadual do MST, Adriana Araújo, além de improdutiva, a fazenda está abandonada. “Não teve violência, mas tínhamos a previsão de liminar de despejo para esta semana. Mas como foi marcada esta audiência, mesmo que a liminar saia antes, poderemos esperar até o dia da negociação”, completou.
 
O superintendente do Incra na Paraíba, Cleofas Caju, explicou que o órgão ainda está tomando conhecimento da situação, para verificar se a terra é de fato improdutiva e assim, proceder as medidas cabíveis. “Também não fomos notificados ainda sobre esta audiência, mas adianto que a ouvidoria do Incra estará presente no dia marcado, para ouvir as partes e se posicionar corretamente, inclusive com a possibilidade de dialogar com o proprietário para que as terras sejam adquiridas através do Decreto 433 de 1.992”,  que dispõe sobre a aquisição de imóveis rurais, para fins de reforma agrária, por meio de compra e venda”, esclareceu.