Ministério avalia obra e equipamentos de restaurante popular

Equipe também vai acompanhar o Teste Operacional, um procedimento padrão que precede a inauguração.

Uma equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pelo Programa Restaurantes Populares, avalia, hoje, a obra e os equipamentos do Restaurante Popular de Mangabeira, em João Pessoa. A equipe também vai acompanhar o Teste Operacional, um procedimento padrão que precede a inauguração. O equipamento fica localizado na Rua Francisco Pereira de Sousa, s/n, Mangabeira I.

A diretora da Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), Lúcia Silva, explica que a visita precursora do MDS é um procedimento padrão agendado com, no mínimo 20 dias de antecedência da data da inauguração prevista pelo município.

A equipe é coordenada por Cíntia Castro de Paula, da coordenação Geral de Equipamentos Públicos. Já o Teste Operacional consiste na produção e distribuição de 200 refeições a um público formado por beneficiários de programas sociais do município, servidores da Sedes, de instituições e entidades com atuação no Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

O s procedimentos operacionais também exigem o envio de um relatório fotográfico dos equipamentos e placas instaladas, espaços internos e do entorno do restaurante.

A implantação do Restaurante Popular é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o MDS, por sua Secretaria Nacional de Segurança Alimentar. É coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan).

o Restaurante
Lúcia Silva explica que o Restaurante Popular de Mangabeira, é um equipamento público de segurança alimentar e nutricional que se caracteriza pela produção e comercialização de 1.000 refeições, diariamente, a um preço acessível.

“As refeições são saudáveis, nutricionalmente balanceadas, servidas em ambiente apropriado de modo a garantir aos usuários dignidade no momento de se servir”, define a diretora da Dessan.

O restaurante é destinado a trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.