Começa neste sábado campanha de vacinação contra raiva em todo o Estado

Meta do governo é vacinar 80% dos animais; em humanos, doença leva a óbito em praticamente todos os casos.

Começa no próximo sábado (18) a 32ª Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal realizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e do Núcleo de Controle de Zoonoses. A meta do governo é imunizar 80% dos animais, entre cães e gatos.

Atualmente, a Paraíba possui 711,376 animais, sendo 518.515 cães e 192.751 gatos; em 2013, a campanha atingiu 85% de cobertura vacinal. De acordo com o chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES-PB, veterinário Francisco de Assis, devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade. 
 
“Os animais precisam estar em bom estado de saúde; é importante salientar que a vacina não tem contraindicação. Eles não sentirão dor nenhuma, pois a aplicação é sub-cutânea”, explicou Francisco.
 
Estarão disponíveis à população 900 postos em todos os municípios do Estado. Eles funcionarão das 8h às 17h, mobilizando seis mil profissionais de saúde. A campanha segue até o dia 18 de novembro.
 
Raiva
 
Provocada por um vírus, a raiva é transmitida ao ser humano através de mordidas, arranhões ou lambidas em mucosas ou pele lesionada por animais doentes. A doença acomete o Sistema Nervoso Central e pode provocar febre, agitação, convulsões e dificuldade de engolir, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos.