Paraíba vacina mais de 30 mil animais em primeira semana de campanha

Meta é imunizar mais de 1,1 milhão de animais. Segunda etapa da campanha segue até o dia 30 de novembro.

Cerca de 30.300 animais foram vacinados contra a febre aftosa na Paraíba na primeira semana da segunda etapa da campanha, com 1.200 produtores comprovando a vacinação do gado. Os números foram divulgados pela Defesa Agropecuária do Estado.

A campanha, promovida pelo Governo do Estado por meio da secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), teve início no dia 1º de novembro e segue até o dia 30. A primeira etapa da vacinação, que ocorreu no mês de maio, teve um índice de vacinação de 95% – superando a meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

De acordo com Rubéns Tadeu, gerente da Defesa Agropecuária, os produtores devem comprovar a vacinação apresentando a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina na Defesa ou na Embrater."Até o dia 30, devemos vacinar 1 milhão e 185 mil animais para atingirmos a meta da OIE", afirmou ele.

Para Agamenon Vieira, titular da Sedap, a participação dos produtores é essencial para manter a Paraíba como zona livre internacional de febre aftosa. "A vacina custa apenas dois reais – e, apesar do governo não ter pretensão alguma de punir, a multa pela não vacinação custa R$ 160", declarou ele. "Precisamos da colaboração de todos para que a nossa conquista seja preservada”, enfatizou.