Criança de três anos morre afogada após cair em cacimba

A mãe da criança contou à polícia que ela tinha ido buscar água no local e no momento em que pegava um balde o menino teria caído no poço, que tem cinco metros de profundidade.

Mais um caso de afogamento foi registrado na Paraíba. Um menino de três anos caiu em uma cacimba e morreu nesta segunda-feira (24), na zona rural da cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano. Este foi o quinto caso de afogamento registrado em apenas três dias, entre sábado (22) e segunda-feira (24).

A mãe da criança contou à polícia que ela tinha ido buscar água no local e no momento em que pegava um balde o menino teria caído. O poço tem cinco metros de profundidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar o corpo do menino.

No fim de semana

No último domingo, um homem morreu na Praia do Bessa, em João Pessoa, tentando salvar o filho mais novo de um afogamento. Odair José da Silva, de 42 anos, estava pescando com os quatro filhos de 17, 8, 6 e 4 anos, quando foram surpreendidos pela alta da maré.

O filho mais velho da vítima, João Antônio Nascimento, auxiliou no resgate dos irmãos, mas não conseguiu salvar o pai. “Eu tentei salvar meus dois irmãos mais velhos e o pequeno ficou com ele. O pequeno estava engolindo muita água. Meu pai já estava lá embaixo, dentro da água, eu tentei levantar ele, mas não consegui levantar totalmente por que já estava sem fôlego. Eu pedi socorro e o pessoal que estava na beira da praia veio”, relatou o jovem de 17 anos.

Odair chegou a passar pelos procedimentos de primeiros socorros ainda na praia e foi conduzido o Hospital de Emergência de Trauma, mas não resistiu e veio a óbito. As crianças de 4 e 6 anos também foram encaminhadas para o Trauma. A criança de seis anos passou por atendimento e recebeu alta por volta das 3h de segunda-feira. Já a criança de quatro anos segue internada em estado gravíssimo, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. O menino de oito anos recebeu atendimento na praia.

No último sábado, um homem se afogou no Rio Sanhauá, em Bayeux. O Corpo de Bombeiros foi acionado por familiares da vítima e só conseguiu resgatar o corpo do homem na tarde do último domingo.

Os outros dois afogamentos com morte aconteceram também no último sábado, em São João do Cariri, distante cerca de 200 quilômetros (km) de João Pessoa. Duas crianças, de 9 e 12 anos, teriam se afogado em uma cacimba, uma espécie de poço artesanal, na zona rural da cidade, quando foram dar banho em um cavalo. Os familiares estranharam a demora das crianças e acionaram a polícia.

As buscas começaram ainda no sábado, mas os corpos só foram encontrados na manhã do domingo.