Campanha contra febre aftosa será encerrada neste domingo

Governo espera alcançar índice de 95% de animais vacinados. Produtores que não aderirem à campanha devem pagar multa e perder direitos sobre o rebanho.

A vacinação contra febre aftosa na Paraíba prossegue até o domingo (30). A campanha, iniciada no dia 1º de novembro, vacinou cerca de 30 mil animais em sua primeira semana. A expectativa do Governo do Estado é vacinar 95% do rebanho, que está em torno de 1milhão e 300 mil animais.

Para os donos de animais que ainda não vacinaram o rebanho, a vacina deve ser comprada nas farmácias veterinárias credenciadas. "No momento da compra é preciso que o produtor exija a nota fiscal do produto, vacine o rebanho e, depois, apresente a relação dos animais que foram imunizados e a nota fiscal no prazo de dez dias junto a Defesa Agropecuária ou Emater", explicou o secretário de Agricultura do município de Patos, Sebastião dos Santos.

Os produtores que se recusarem a vacinar seus animais estão sujeitos a uma multa no valor de R$ 160 por animal, além de perderem o direito legal de comercialização e participação do animal em feiras e exposições. Atualmente, a Paraíba é considerada área livre de febre aftosa com vacinação.