Operação de apoio ao turista será lançada nesta sexta-feira em João Pessoa

Entre as ações estão o ordenamento dos ambulantes e comerciantes informais, fiscalização para preservação do meio ambiente.

Será lançada às 6h30 desta sexta-feira (3), no Busto de Tamandará, a ‘Operação João Pessoa Verão’. A ação tem por objetivo ofertar mais segurança, serviços e orientações aos turistas e demais visitantes da orla da Capital. Para isso contará com a participação de 13 secretarias e órgãos do município que trabalharão de forma integrada. A operação seguirá todos os dias até 18 de fevereiro.

Entre as ações programadas estão ordenamento dos ambulantes e comerciantes informais, fiscalização para preservação do meio ambiente, orientação sobre o descarte correto do lixo e reciclagem dos resíduos, distribuição de preservativos e verificação de pressão arterial. O trabalho educativo será o foco principal da ação.
 
Serão feitas ainda campanhas para combater a violência contra mulheres e para orientações de trânsito, além da averiguação dos estabelecimentos comerciais para observação quanto à qualidade dos produtos servidos ou alimentos em estoque. Os turistas e clientes também serão orientados quanto aos diretos do consumidor. Haverá também o trabalho dos guardas civis municipais nas áreas de maior movimentação na orla.
 
Será instalada ainda uma estação digital que funcionará em um ônibus munido com 12 notebooks com acesso à internet para os visitantes da orla interessados em se conectar durante o passeio.
 
Quatro tendas fixas e uma móvel vão integrar a estrutura da operação diariamente. Elas ficarão instaladas nas praias do Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa. Já a volante estará a cada dia dos finais de semana em uma localidade diferente.
 
Participam da ação as secretarias de Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Ciência e Tecnologia (Secitec), Políticas Públicas para Mulheres, Mobilidade Urbana (Semob), Comunicação (Secom), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além de Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Vigilância Sanitária e Procon-JP.